Campanha de Combate às Hepatites Virais é iniciada com sucesso

publicado: 29/07/2016 16h53

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última quinta-feira (28), por meio do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), uma ação no Partage Shopping Parauapebas que marcou o início da Campanha de Combate às Hepatites virais.

Durante a ação foram realizados 169 testes, sendo detectados dois reagentes positivos para hepatite, um para o tipo B e um para o tipo C. Atualmente, cerca de 136 pacientes com diagnóstico positivo da doença são acompanhados pelo CTA em Parauapebas. Segundo Milka Regia Souza, enfermeira do CTA do município, os índices são subestimáveis. “Infelizmente, muitas pessoas desconhecem que possuem a doença, por isso, a importância de realizar o teste, que é rápido e gratuito, possibilitando o tratamento inicial e evitando maiores complicações”, ressalta a enfermeira.

Para a estudante Izabela Alves Ribeiro é importante para a população estas campanhas. “Adorei participar da ação e realizar o meu teste. Acredito que muitas pessoas desconhecem que estão com hepatite, e uma ação como esta em um espaço como um shopping, onde circulam muitas pessoas, é muito importante”, ressalta a estudante.

A meta do CTA é realizar durante a campanha pelo menos 800 testes rápidos. O público alvo é formado por pessoas acima de 14 anos e também por aquelas que fizeram transfusão de sangue antes do ano de 1993.

O CTA está localizado na rua P, nº 38, bairro União, com horário de funcionamento das 08h às 11h e das 14h às 17h. Para realizar o teste, o cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS.

Saiba mais

Transmissão
O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. Foram identificadas quatro formas de transmissão: de uma mãe portadora do vírus da hepatite B para seu bebê no nascimento; por contato sexual com uma pessoa infectada; por injeções ou feridas provocadas por material contaminado; por tratamento com derivados de sangue contaminados.

Prevenção
Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio. A realização de tatuagens, a colocação de ‘piercings’ e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.

Fernanda Rossoni
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Ascom