Com o objetivo de informar à população sobre prevenção da hepatite e ampliar o número de realização de testes rápidos para diagnóstico da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho.
O início da campanha será marcado por uma programação especial que se realizará nesta quinta-feira (28), das 10 às 18 horas, no Partage Shopping Parauapebas. Durante a programação serão disponibilizados testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C, doenças silenciosas que podem se agravar e levar pacientes a enfermidades graves, como é o caso da cirrose. A meta do CTA é realizar durante toda a campanha, pelo menos 800 testes rápidos.
Atualmente 136 pacientes que tem hepatite realizam acompanhamento no CTA, que disponibiliza o tratamento para combater a doença. O público alvo da campanha é formado por pessoas acima de 14 anos e também por aquelas que fizeram transfusão de sangue antes do ano de 1993.
Transmissão
O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. Foram identificadas quatro formas de transmissão: de uma mãe portadora do vírus da hepatite B para seu bebê no nascimento; por contato sexual com uma pessoa infectada; por injeções ou feridas provocadas por material contaminado; por tratamento com derivados de sangue contaminados.
Prevenção
Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio. A realização de tatuagens, a colocação de piercings e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.
Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP
Foto: Ascom