Campanha de combate às doenças renais alcança alunos e educadores

publicado: 11/03/2016 18h12

Mais de 400 educadores da rede pública de ensino participaram de palestras sobre os riscos das doenças renais e sua respectiva prevenção, realizadas no CEUP, quarta (9) e quinta-feira (10). A ação, que integra a campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim, teve como objetivo formar multiplicadores de informações que podem salvar vidas.

“A automedicação é um costume da nossa população, um problema, já que muitas dessas drogas são nefrotóxicas, ou seja, fazem mal para os rins. Além disso, nosso país está com alto índice de obesidade infantil, fator que pode acelerar o aparecimento de doenças renais precocemente e levar a morte. Programamos ações envolvendo os educadores para sensibilizá-los quanto à necessidade de formar crianças saudáveis e de trabalhar essa temática na educação”, destacou Verônica Costa, médica nefrologista da rede de saúde e ministrante da palestra.

“Foi ótimo, pois eu não conhecia essas doenças. Entendi que não basta tomar muita água, é preciso ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e ficar de olho na saúde, fazendo os exames periódicos. Com certeza vou trabalhar esse assunto com meus alunos”, disse Iara Apinajés, professora da Escola Municipal Terezinha de Jesus.

Os professores, participantes da palestra, foram avaliados por profissionais de saúde que fizeram aferição de pressão arterial e encaminharam solicitação de exames laboratoriais para investigação das doenças renais naqueles que foram identificados como integrantes de grupos de riscos.

Ação nas escolas e nas unidades de saúde

Os alunos das escolas municipais Carlos Henrique, localizada no bairro da Paz, a da Sandra Maira, no bairro Novo Brasil, foram alcançados com ações da Campanha de Combate às Doenças Renais, os profissionais das Unidades de Saúde Fortaleza e Novo Brasil, respectivamente, levaram orientações e serviços de saúde para os alunos e educadores.

Os usuários das unidades de saúde também foram contemplados com as ações da campanha, os profissionais aproveitaram a ida de pacientes para consultas ou agendamentos, e fizeram orientação quanto às doenças renais e sua prevenção.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP