CAMPANHA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL DESTACA DISQUE 100

publicado: 23/05/2018 10h51

Ações contam com caminhadas e serão encerradas no próximo sábado, 26

Durante todo o ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atende pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, como crianças e adolescentes que sofreram violência sexual. Crime que tem preocupado cada vez mais o poder público e a sociedade diante dos números cada vez mais crescentes.

Dados oficiais apontam que somente em 2017 mais de 20 mil denúncias foram feitas ao Disque 100, serviço que garante o anonimato. E é preciso continuar denunciando. Daí, as ações governamentais serem intensificadas com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no chamado “maio laranja”.

Em Parauapebas, neste ano, a campanha traz o slogan “Os números assustam. Um número salva. Disque 100”. O lançamento foi na última sexta-feira, 18, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), com a presença do vice-prefeito Darci Lermen; do vice-prefeito Sérgio Balduíno; e do titular da Semas, Jorge Guerreiro.

Pela primeira vez, a campanha foi inserida na programação de aniversário da cidade, como ressaltou Suely Guilherme, secretária adjunta e diretora técnica de programa da Secretaria de Assistência Social. “O fato não é para comemorar e sim para lembrar que crianças e adolescentes diariamente estão sendo vítimas de violência sexual. E quando a gente se depara com os casos, que em sua maioria acontecem no seio familiar, a gente percebe que nós, quanto sociedade, temos que denunciar para que esses crimes não venham mais ocorrer”, conclamou Suely.

A programação do “Maio Laranja” se estenderá durante esta semana com caminhadas pelos bairros da cidade, que buscam alertar a população sobre tamanha violência, que exige a participação efetiva da sociedade, para que a polícia chegue aos criminosos. “Procuramos passar o conhecimento para a população para identificar e nos ajudar, para evitar que nossas crianças e adolescentes continuam sendo vítimas de abuso e exploração. Eles têm seus direitos e devem ser respeitados”, defendeu Jorge Guerreiro.

Darci Lermen chamou atenção para o alerta das campanhas em nível nacional: em qualquer família pode acontecer caso de exploração sexual infantil e o abusador pode estar dentro de casa. “É muito importante que a gente se conscientize e não pense que o problema é do outro. Não pense que isso não possa acontecer na nossa família. E é preciso que a gente combata com veemência. Esse tipo de violência tem que acabar”, disse o prefeito.

CAPACITAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO

Para a sociedade, as atividades da campanha que foi lançada no dia 18 de maio vão até o próximo sábado, 26, com o encerramento no Partage Shopping.

Foram realizadas capacitações voltadas para profissionais como técnicos de nível superior dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conselheiros tutelares, professores, agentes de saúde e policiais militares. O trabalho foi desenvolvido por duas facilitadoras: Aldezilma Oliveira Rodrigues, assistente social e coordenadora do Cras Rio Verde, e a assistente social Cristianne Leão Menezes, do Creas.

O objetivo foi orientar multiplicadores para conduzir palestras com os adolescentes dos serviços de convivência, alinhar método de trabalho e auxiliar no planejamento. Desta forma, o município fortalece ainda mais a rede de garantia de direitos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

23/05 (Quarta-feira)
8h – Caminhada
Local de saída: Cras Altamira (Rua Bartolomeu – Betânia)

15h – Caminhada
Local de saída: Av. Tancredo Neves – Palmares Sul

24/05 (Quinta-feira)
08h30 – Caminhada
Local de saída: Praça do Cidadão

16h – Caminhada
Local de saída: Início da av. 1 – Bairro dos Minérios

26/05 (Sábado)
17h – Final da campanha
Local: Partage Shopping (estacionamento)

DENUNCIE!

Além do Disque 100, a população do sudeste do Pará também pode telefonar para os seguintes números para denunciar exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. O anonimato é garantido.

• WhatsApp: (94) 98198-3350 e (94) 3312-3350
  • Conselho Tutelar I: (94) 99096300