Campanha contra a Aids terá programação para públicos diversos

publicado: 23/11/2020 16h12

Com o tema “Atenção, cuidado e prevenção!” a campanha do Dezembro Vermelho começa na terça- feira, 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com programação voltada aos jovens, adultos, idosos, profissionais da saúde, comerciários e trabalhadores que exercem suas atividades em horário de revezamento de turno, além do público LGBTQI+.

A campanha tem como objetivo orientar e estimular o debate sobre a prevenção, tratamento e necessidade de acabar com a discriminação e desinformação. Com a identificação precoce da doença, o tratamento se torna mais eficaz e é possível ter uma vida saudável.

No lançamento da campanha serão realizadas blitz de prevenção, roda de conversa, palestras educativas e a aplicação de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, entre outros serviços. As equipes do CTA/SAE realizarão também o “Corujão do CTA, é hora de se cuidar!”, com atendimento noturno.

Durante o mês de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural realizarão atividades educativas e testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A campanha Dezembro Vermelho é organizada pela Coordenação Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, que integra o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com a Diretora de Vigilância e Saúde (Visa), Michele Ferreira, “o governo municipal vem sempre oferecendo a detecção precoce da doença, ofertando testagem para HIV e ISTs em grande parte das ações de saúde e em parcerias com outras secretarias. Importante ressaltar que tão importante quanto prevenir e tratar a doença, é o compartilhamento de informação sobre as interfaces do HIV/Aids necessárias para a redução de casos, o acolhimento humanizado de pessoas infectadas e a vivência na sociedade sem discriminação”.

“Temos requalificando a saúde de Parauapebas. Os avanços nas políticas de combate ao HIV já resultaram na redução dos casos positivos no último ano. Fizemos a reforma do CTA, que hoje tem equipe multidisciplinar no atendimento de nossos usuários e um ambiente novo, aconchegante para o maior conforto durante o tratamento. É recompensador saber que essas pessoas hoje têm qualidade de vida e vão viver por muitos anos. Isso é fruto do acolhimento, orientação e tratamento que elas têm recebido”, ressalta o secretário municipal de saúde, Gilberto Laranjeiras.

Programação Completa

Corujão do CTA

03, 10 e 17/12 – 18h às 00h

Blitz da prevenção

05/12 – Praça do Cidadão – Rio Verde

12/12 – Av. dos Ipês – Próximo à Feira/Supermercado Verdurão – Cidade jardim

19/12 – Rotatória da Rua 14 – Cidade Nova/B. União.

Texto: Nívea Lima/Karine Gomes

Assessoria de Comunicação/PMP