Campanha Agosto Lilás incentiva mulheres a quebrarem o ciclo de violência

publicado: 06/08/2021 18h29

A maioria das mulheres que militam nesse movimento já sofreu algum tipo de violência

Apresentações culturais marcaram a abertura oficial da campanha de combate à violência contra a mulher, o Agosto Lilás. O hall de entrada da Prefeitura de Parauapebas foi palco de apresentações de canto e teatro, com participação da banda de música da Guarda Municipal. Servidores da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) emocionaram o público com uma peça a fim de ilustrar e reforçar a importância do tema da campanha deste ano: “Mulher, quebre esse ciclo”.

Autoridades municipais, estaduais e servidores públicos prestigiaram o evento. A secretária da Semmu, Edileide Batista, ressaltou que o governo está empenhado em permanecer com a implementação de políticas públicas para as mulheres. “A gestão municipal não tem medido esforços. Temos uma equipe itinerante que vai até o lar daquelas que não tem forças para procurar ajuda. Nossa rede de atendimento é completa e por isso é referência, mas ainda temos muitos projetos a serem implementados”, disse a secretária.

“A maioria das mulheres que militam nesse movimento já sofreram ou foram vítimas de algum tipo de violência, assim como eu. Mas, quebrei esse ciclo com formação acadêmica  e luta permanente”, confessou a representante do Conselho da Mulher, Luciene Moutinho.

Ela convidou as mulheres para conhecerem o Conselho Municipal, localizado na rua F, nº 88, bairro União e deixou um recado: “Você mulher, que sofre qualquer tipo de violência, nos procure, que você vai ter ajuda sim. Nós queremos acolher você!”, afirmou Luciene.

O prefeito Darci Lermen destacou a importância de capacitar as mulheres vítimas de violência doméstica, para que elas conquistem sua independência financeira. “Desde o primeiro mandato nós tivemos a preocupação de construir políticas públicas junto com as mulheres, para que essa violência seja erradicada de uma vez por todas. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais as qualificações que já são ofertadas para as mulheres, para que elas conquistem sua independência financeira. Isso é fundamental no processo da quebra do ciclo da violência”, ressaltou o prefeito.

Homenagens

Em alusão aos 15 anos de promulgação da Lei Maria da Penha, a Semmu idealizou a Comenda Maria da Penha, uma honraria concedida a 15 referências femininas que atuam em movimentos de luta em prol de políticas públicas para mulheres.

Além delas, Duca Pereira também foi homenageada, por ser uma das pioneiras desses movimentos. Neste final de semana a programação do Agosto Lilás segue com: Blitz na Feira do Produtor a partir das 8h de sábado, 7, e Passeio Ciclístico com concentração no Lago da Nova Carajás, a partir das 6h do domingo, 8.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Renato Rezende

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/AGOSTO/semmu Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}