Câmeras de monitoramento são aliadas na fiscalização do trânsito e conscientização de condutores

publicado: 01/12/2015 17h05

Com o objetivo de alertar os condutores de veículos sobre a fiscalização do videomonitoramento, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) iniciou nesta terça-feira (01), na Rua 11, a conscientização da comunidade sobre a operacionalização das 95 câmeras que estão instaladas em diversos pontos de Parauapebas.

Após a conscientização dos motoristas e pedestres, os agentes do DMTT poderão autuar as pessoas que cometerem infrações como; não fazer uso do capacete, bem como outros equipamentos de segurança e outras infrações que vão contra o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Todas as ações da comunidade são acompanhadas diretamente do Centro de Controle e Operações (CCO) e o monitoramento ocorre 24 horas por dia, sempre supervisionado por agentes do DMTT.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), Milton Lima, a medida trará mais segurança para o trânsito. “As pessoas tendem a se portar melhor nas vias e evitar acidentes, consequentemente salvar vidas”, disse.

O motorista Técio Souza acredita que ações punitivas aliadas à conscientização tendem a diminuir ainda mais o número de acidentes. “Às vezes tem que pesar no bolso para que o cidadão tome mais consciência”, afirmou.

A motociclista Ilza da Cosa afirma que os condutores que andam regularmente não têm o que temer. “É uma medida muito boa para quem procura seguir as leis de trânsito, com certeza trará mais segurança para todos”, declarou.

As câmeras de monitoramento já são usadas na fiscalização de ruas e avenidas, além de serem úteis no combate a criminalidade e no controle do trânsito, permitindo mais agilidade no socorro, no caso de acidentes e veículos quebrados.

A medida atende a Resolução 532, de 17 de junho de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), que ressalta que o sistema é uma importante ferramenta de auxilio a fiscalização.

A conscientização dos condutores ocorrerá até o dia 11 de dezembro. Após está data as autuações já passam a valer na zona urbana do município.

[widgetkit id=”4″]

Sara Nascimento
Semsi

Fotos: Joice Lima | Semsi