Calouros do Uepa campus Parauapebas participam de aula inaugural

publicado: 07/08/2021 21h00

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar desse momento importante para o município e saber que a Prefeitura juntamente com o estado está preocupada com ingresso dos jovens na educação e que em breve vai vir muito mais cursos da Uepa pra cá”, declarou Maria Fernanda dos Santos, caloura do curso de Ciências Biológicas da Uepa.

Maria Fernanda, é um dos 59 calouros da Universidade que participaram da aula inaugural da instituição, realizada no Centro Cultural de Parauapebas, na última sexta-feira, 6. O governador Helder Barbalho; o reitor da Uepa, Clay Chagas, o prefeito Darci Lermen e o secretário de municipal de educação, José Leal estiveram na cerimônia ao lado dos calouros, vereadores e outras autoridades locais.

Os novos universitários foram aprovados no Processo Seletivo Especial 2021 para o município, realizado no primeiro semestre. Os calouros vão cursar as graduações de Matemática, Ciências Biológicas e Engenharia de Software.

“Este é um avanço importantíssimo para essa região. Poder fixar a Uepa, promover cursos de graduação, cursos superiores, é decisivo para a qualificação da mão de obra.  E qualificação, por meio do ensino superior, é absolutamente fundamental. Por isso, dou parabéns aos calouros, aos professores e à equipe técnica que fazem a Uepa”, destacou o governador Helder Barbalho.

Nesse primeiro momento, as aulas serão realizadas no modelo híbrido, com atividades presenciais no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), enquanto as obras do campus da Uepa no município estão em andamento. A previsão de entrega é junho de 2022.

Para o prefeito Darci Lermen esse foi um dia histórico para a cidade. “Há tantos anos sonhamos com esse momento e com essa aula inaugural estamos dizendo, a Uepa está na nossa cidade, agora é realidade. Primeiro garantimos os cursos e ao mesmo tempo estamos construído o Campus. Vamos nos preparar para trazer outros cursos e para que em 2023 estaremos aptos a receber o curso de medicina”, destacou o gestor municipal.

O reitor da Uepa, Clay Chagas destacou a parceria entre município e estado que permitiu esse momento e a segurança dos alunos e professores nesse período de pandemia. “É uma experiência nova em nível de Estado. A gente está em regime de convênio, uma parceria que deu certo. Fizemos um vestibular agora, envolvendo três graduações. Mas estão vindo também mais três mestrados para a cidade, além de mais três especializações. As aulas vão acontecer, a priori, de forma híbrida. A gente acredita que assim que tiver a vacinação possa voltar de forma presencial. A prioridade nossa é a segurança, é a saúde de nossos alunos e professores”, disse o reitor Clay Chagas.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Elienai Araújo

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/AGOSTO/AULAINAUGURAL Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}