Busca Ativa Escolar já é uma realidade em Parauapebas

publicado: 30/09/2021 11h19

A prefeitura de Parauapebas lançou na tarde desta quarta-feira, 29, o Busca Ativa Escolar, uma iniciativa do programa Fora da Escola Não Pode, do selo Unicef. O Busca Ativa Escolar vai identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de realizar diagnósticos sobre as causas da exclusão escolar.

No evento de lançamento estiveram presentes autoridades do poder legislativo, executivo e judiciário, além da sociedade civil organizada, uma prova do interesse e do esforço coletivo para diminuir as condições de vulnerabilidade em que algumas crianças e jovens de Parauapebas estão, problema agravado pela pandemia de covid.

André Reis, psicólogo e articulador do selo Unicef, afirma que desde que a iniciativa foi estendida para a Amazônia Legal, Parauapebas participa do selo. “O selo Unicef tem como objetivos principais contribuir para o alcance dos 10 objetivos do desenvolvimento sustentável e promover os direitos de todas as crianças e adolescentes”, diz André.

Para que Parauapebas alcance o selo é necessário o cumprimento de vários objetivos distribuídos em três eixos principais: resultados sistêmicos, impacto social e participação cidadã, e gestão por resultados.

Por meio desta iniciativa, Parauapebas irá registrar e acessar dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

De acordo com Margarida Queiroz, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, o Unicef destaca 16 causas para que crianças e adolescentes estejam fora da escola, entre elas estão conflitos com a lei, deficiência ou doença, discriminação racial, abuso ou violência sexual e gravidez. Desta forma, a iniciativa Busca Ativa Escolar é uma das ferramentas para melhorar os índices do município e garantir um maior alcance dos resultados. “A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social que apoia o município na intersetorialidade e promove a educação como porta de saída de muitas situações de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora.

A dra Flavia Rosário, juíza titular da vara criminal, ressaltou a responsabilidade de toda a sociedade com as crianças. “A partir de agora, esta ferramenta está disponível e as crianças estão esperando por isso”, destacou a magistrada.

No evento, o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito João Trindade e as demais autoridades assinaram um termo de compromisso com o Busca Ativa Escolar e com o selo Unicef 2021-2024.

O prefeito Darci Lermen ressaltou sua preocupação com a atuação de facções criminosas na cidade e assumiu o compromisso de criar políticas públicas fortes para que mais jovens saiam de situações de violência e vulneralibilidade. “A nossa proposta é criar condições que possam cativar as crianças para o projeto do bem e as tire da criminalidade. Nós podemos e devemos fazer mais pela nossa juventude. Vamos investir também na nossa gente e construir um futuro melhor”, diz o prefeito.

O evento de lançamento do Busca Ativa Escolar está disponível na íntegra no Facebook da prefeitura de Parauapebas. Clique aqui para ter acesso.

 

 

 

Texto: Márcia Machado

Fotos: Elienai Resende

Assessoria de Comunicação/PMP