Brigada de Emergência de Parauapebas recebe treinamento de combate a incêndios

publicado: 24/06/2021 13h24

Para melhor atender a população, a Brigada de Emergência de Parauapebas participou de mais um treinamento com o 23º Grupamento Bombeiro Militar (GBM). Foram cinco dias, 14 a 18 de junho, de capacitação para atuação em casos de incêndios.

“Eles aprenderam técnicas preventivas, formas de combate. Assim, estarão aptos para trabalhar junto com os militares do Corpo de Bombeiro aqui de Parauapebas, para atender a população no período de queimada agora. Com isso, vai melhorar a nossa capacidade e qualidade de atendimento’, explica o sargento do 23º GBM, Anderson de Souza, coordenador do curso.

Participaram do treinamento, os 24 brigadistas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil,  agentes da Guarda Municipal, bombeiros civis e brigada de Canaã dos Carajás.

“Nesses cinco dias de treinamento, a gente teve a oportunidade de saber trabalhar e manusear os equipamentos de combate a incêndio. Neste período que a gente vive em Parauapebas, ocorrem muitas queimadas, então a brigada de Parauapebas vai estar de prontidão para servir a cidade”, comenta a brigadista Joseane Gomes.

Entre as habilidades aprendidas no treinamento, estão as técnicas preventivas de construção de aceiro, delimitando a área; estudo do vento, da topografia e vegetação, para então definir a estratégia na hora do combate, dentre outras.

“Nós somos a equipe de brigada auxiliar e todas as ações de combate a incêndio urbano, estrutural ou incêndio florestal, nós estamos aptos a atender em conjunto com a equipe de bombeiro”, destaca Jailson Sousa, coordenador da Defesa Civil.

Para denunciar queimadas irregulares ou situações de emergência, a população deve ligar para os seguintes contatos:

– Corpo de Bombeiros: 193 ou 3356-4010;

– Defesa Civil: 99158-4456;

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma): 98188-3067 / 3346-1456.

A população tem à disposição também o aplicativo Fênix, para acionar a Defesa Civil em casos de incêndios.

Texto: Sara Dias

Fotos: Renato Rezende