BOMBEIROS TREINAM EDUCADORES FÍSICOS PARA PRIMEIROS SOCORROS

publicado: 02/05/2017 12h18

Saber como agir rápida e corretamente diante de alguém que passa mal ou sofre algum acidente pode salvar uma vida. Para aprofundar o assunto, cerca de 40 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre professores de educação física, gestores e convidados, participaram da oficina sobre Primeiros Socorros promovida em parceria com o Corpo de Bombeiros de Parauapebas.

A formação aconteceu na manhã de sábado, 29, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, e teve como objetivo trazer informações teóricas e práticas aos profissionais da educação que convivem diariamente com os alunos.

Para o coordenador de Educação Física do Campo, Edson Farias, oferecer a capacitação é de extrema importância. “A ideia é que essas oficinas sejam permanentes. Aprender na prática deixa os nossos profissionais mais seguros para agir em caso de emergência”.

Durante a capacitação, os participantes conheceram diversas técnicas de salvamento e manobras de socorro emergencial. Aprenderam também a identificar traumas decorrentes de vários tipos de acidentes, os sinais vitais da vítima, como agir na reanimação cardiopulmonar e como atender a casos de ferimento, hemorragias, fraturas e outras.

Segundo o cabo Rogério Cunha, o Corpo de Bombeiros recebe muitas chamadas das escolas, daí a realização da oficina. “Hoje, foi realizado um trabalho voltado para o que mais detectamos nas escolas. Os educadores estão devidamente treinados para serem multiplicadores e ajudar a comunidade escolar e toda a sociedade em qualquer tipo de ocorrência”.

NO DIA A DIA

Quando se trata de criança é preciso ter diretrizes muito rápidas na hora de socorrer. Foi o que aconteceu com Cairo Xavier, professor de educação física das escolas Cecília Meireles e Elisaldo Ribeiro, que já presenciou alguns acidentes no ambiente escolar.

“O último foi o caso de um menino que se engasgou com uma bala. A diretora me chamou e quando cheguei o garoto já estava roxo e sem respirar. Fiz os primeiros socorros corretamente e a bala saiu”, contou Xavier, acrescentando que o treinamento oferece segurança aos professores na hora de agir.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Piedade Ferreira | Ascom