“BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS” ENCERRA CICLO DE FORMAÇÕES EM PARAUAPEBAS

publicado: 09/11/2018 21h40

Cerca de 300 educadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na última quinta-feira, 8, do Seminário “Boas Práticas Pedagógicas dos Professores do 2° Ciclo”.

O evento, que foi realizado no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), teve como objetivo principal socializar as boas práticas pedagógicas das disciplinas de português e matemática desenvolvidas pelos professores do 2° ciclo e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

Ao todo, foram apresentados 11 bons exemplos de práticas desenvolvidas em escolas da rede municipal de ensino.Multiplicação com o Uso da Calculadora, Números Decimais Relacionados ao Sistema Monetário, Leitura Expressiva como Modalidade para Desenvolver a Fluência Leitora e o Professor como Modelo Leitor foram alguns dos trabalhos apresentados com propriedade e entusiasmo pelos professores.

A professora Maria Edinéia Pinheiro Bahia, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Monteiro, abriu os trabalhos em grande estilo. Ela demonstrou de forma didática que a matemática pode ser melhor assimilada por meio de brincadeiras e competições. “A porcentagem era um assunto que meus alunos tinham muita dificuldade, mas de uma forma lúdica, com jogos e brincadeiras, e partindo do conhecimento prévio deles, consegui garantir a compreensão do assunto. Eles realmente conseguiram aprender. Fico feliz por ter dado certo e ter obtido um bom resultado”, comemora Edinéia.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Veronice Coelho, aproveitou a oportunidade para parabenizar os professores e os técnicos pela iniciativa. “Esse é um momento muito importante para nossa educação, pois cada um vem compartilhar o que melhor sabe fazer, contribuindo com o trabalho de seus pares. Parabéns pela iniciativa!”, enfatizou a diretora, sugerindo que os docentes sistematizem suas práticas para que sejam inscritas em concursos da área.

A coordenadora do Departamento de Ensino de 1º e 2º ciclo, Roseane Fernandes Morais, observou que o seminário é uma parte do resultado obtido por meio das formações. “As formações continuadas vêm contribuir para ampliar as estratégias do professor e consequentemente melhorar a aprendizagem dos nossos alunos. Essa é uma mostra das experiências de sucesso que têm gerado ótimos resultados e por isso precisam ser compartilhadas”, defendeu Roseane.

Os formadores da Semed Maria do Socorro de Oliveira, Francisca Regina Furtado Leite, Leonardo Neres da Costa Cardoso, Abenair Soares da Silva e Adriana Oliveira também estiveram à frente da organização do evento.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP