Blitz educativa no Lago da Nova Carajás vai levar informações sobre saúde mental

publicado: 30/01/2020 13h50

Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e do Centro de atenção Psicossocial (Caps), realizará nesta sexta-feira (31), às 16h, no lago da Nova Carajás, Blitz Educativa com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

As equipes do departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS e do Caps convidam a população em geral para participar da ação que levará orientações importantes. A programação contará com apresentação da banda da Guarda Municipal, teatro, entrega de adesivos e sensibilização sobre saúde mental.

A ação integra a campanha Janeiro Branco,  dedicada a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência, focando a prevenção ao adoecimento emocional. “Temos compartilhado com o prefeito, Darci Lermen, os resultados as ações da campanha Janeiro Branco. Sabemos que se a mente não vai bem, o corpo tem tendência a não funcionar de forma saudável. É fundamental ter mais cuidado com a nossa tão especial saúde mental” comentou o gestor da pasta da saúde, Gilberto Laranjeiras.

Em Parauapebas, a equipe especializada em saúde mental do CAPS garante tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo. Cuidam ainda de dependentes de álcool e de drogas. No município, o centro, até o mês de setembro do ano de 2019, tinha aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento.

Texto: Nívea Lima

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP