Blitz e passeio ciclístico reforçam campanha Agosto Lilás contra a violência à mulher

publicado: 08/08/2021 17h56

Os eventos destacam também os 15 anos da Lei Maria da Penha

Como parte da programação oficial do Agosto Lilás – campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) organizou neste fim de semana, duas ações importantes em alusão à causa.

No sábado, 7, a Semmu realizou uma blitz na rodovia Faruk Salmen, em frente à Feira do Produtor. Com bandeiras relacionadas à campanha, as mulheres distribuíram panfletos informativos e adesivou veículos com mensagens contra a violência.

Já no domingo, 8, com o apoio da União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), foi realizado um passeio ciclístico, que iniciou no Lago do Nova Carajás até a Praça da Bíblia.

Márcia Cleia de Oliveira, presidente da UCP, considera ser de grande relevância a parceria da instituição com a Semmu.

“A maioria dos ciclistas é mulheres. E no nosso meio existem mulheres que tiveram agressão psicológica e nós, do ciclismo, tiramos isso através do pedal, através dos eventos que a gente organiza. Então quando você pedala, que você chama essas mulheres para pedalar, e elas fazem 50 km, 60 km, 10 km, elas se sentem tão empoderadas, tão guerreiras. É muito bonito, é muito forte. Então é uma parceria que só tem a crescer e abraçar essa causa pelas mulheres de Parauapebas”, comenta.

Os homens ciclistas também apoiaram a ação, como é o caso do vereador Zacarias Marques, que pedalou todo o percurso juntamente com as mulheres.

Outro ciclista que também esteve presente na ação foi o Antônio Sousa. “Cada vez mais que fizer esses eventos, vai estar alcançando mais pessoas, conscientizando; que venha diminuir, o abuso contra a mulher”, ressalta.

Os participantes do passeio percorreram parte da PA-275, passando também pelo Mercado Municipal no bairro Rio Verde até chegarem à Praça da Bíblia onde foram recebidos com um farto café da manhã.

“O ciclismo faz parte da programação do Agosto Lilás. Então nós teremos o mês todo de programação, para a conscientização pelo fim da violência doméstica. O ciclismo é muito importante, é saúde, é vida”, destaca a titular da Semmu, Edileide Batista.

No passeio ciclístico, a Semmu contou com ambulância cedida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e também com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e Guarda Municipal.

Texto: Sara Dias

Fotos: Renato Rezende/Orion Lima