Banco do Povo já investiu mais de R$ 10 milhões em pequenos empreendimentos

publicado: 04/12/2019 15h08

Ao longo de 12 anos, centenas de pequenos empreendedores de Parauapebas foram beneficiados com recursos do Banco do Povo, programa de microcrédito da Prefeitura que oferta financiamentos com juros baixíssimos e forma flexível de pagamento, oportunizando geração de emprego e renda. Foram mais de R$ 10 milhões de reais disponibilizados.

“É muito importante essa ajuda que a Prefeitura dá para os pequenos empreendedores que querem crescer. Já é a segunda vez que pego esse empréstimo, me ajudou bastante, consegui ampliar o meu empreendimento”, destacou Poliana Silva, que tem um container na Praça da Cidadania, onde ela vende lanches.

O Pedro Pereira tem um açougue na zona rural. Pra ele é muito importante esse fomento. “Eu precisava de capital de giro e não tinha condições, daí procurei o Banco do Povo e fui muito bem atendido. Os juros são excelentes, você paga sem ter dificuldades. O governo está fazendo uma coisa boa com os microempreendedores”.

“Um amigo nos indicou o Banco do Povo, fomos lá e deu tudo certo! Estamos no mercado há sete anos, a demanda aumentou e precisamos investir em treinamento para os funcionários; pegamos o financiamento justamente pra isso. Gostei muito, o processo foi mais rápido do que eu esperava”, afirmou a microempreendedora do ramo de móveis planejados, Juliana Gomes.

“Esse é um programa extraordinário. Neste mandato já investimos praticamente cinco milhões de reais. É uma oportunidade extraordinária para gerar renda, mas também para gerar emprego na cidade. Os pequenos negócios respondem pela maioria dos empregos no Brasil e, em Parauapebas, não é diferente”, destacou o prefeito Darci Lermen.

Mais 99 empreendedores serão beneficiados

Nesta sexta-feira (06), às 10h, será realizada a entrega simbólica de cheques para microempreendedores atendidos pelo Banco do Povo, totalizando um investimento de R$ 402.900,00, que beneficiará 99 pequenos negócios de Parauapebas. É mais dinheiro circulando no mercado local.

Requisitos para contratação de créditos

Os interessados em obter financiamento do Banco do Povo precisam atender aos seguintes critérios: ter mais de 18 anos; desenvolver um negócio há pelo menos seis meses, que não seja delituoso ou prejudicial ao meio ambiente; residir em Parauapebas há pelo menos um ano; para pessoa jurídica, é necessário ter pelo menos seis meses de registro; não possuir restrições SPC/SERASA; apresentar um avalista.

Os valores disponibilizados para pessoa física são de até R$ 6 mil e para pessoa jurídica R$ 12 mil; o valor é analisado e aprovado por meio de um Comitê de Crédito. Os juros variam entre 0,5% e 0,7% ao mês.

Os créditos são destinados para capital de giro (matéria-prima; insumos e mercadorias, com prazo de até 12 meses e carência de 30 dias) e capital fixo (prazo de até 20 meses, carência de 90 dias para atividades urbanas e 120 dias para atividade rural). Mais informações sobre o Banco do Povo podem ser obtidas pelo telefone 3346-7169.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Ascom