BANCO DO POVO FAZ O MAIOR REPASSE DE SUA HISTÓRIA

publicado: 26/03/2018 12h07

Prefeitura destina quase meio milhão de reais para 104 microempreendedores

Pessoas com sorrisos largos e olhos brilhando. Foi essa a cena que marcou a noite de quinta-feira, 22, no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas. E não era para menos. O Banco do Povo da Prefeitura de Parauapebas entregou a 104 microempreendedores cheques que totalizam o valor de R$ 450 mil.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz; Paulo Patrick, coordenador do Banco do Povo; Euller Rony, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL); Raimundo Nonato, gerente do escritório do Sebrae Parauapebas; e Eurival Martins, secretário municipal de Produção Rural.

Em geral, as autoridades ressaltaram o fortalecimento da economia e geração de emprego com o impulso dado pelo banco. “Muitos empreendedores estão sendo beneficiados com o quinto empréstimo e isso quer dizer que a coisa está dando certo. Continuaremos com este nosso trabalho, sempre com o objetivo de fazer com que as pessoas tenham meios de investir em seu negócio”, destacou Paulo Patrick..

A microempresária Neide Soares era só alegria e está cheia de planos. Ela já sabe como vai investir o dinheiro. “Vou comprar matéria-prima para dar continuidade nas minhas confecções de camisetas”, informou a comerciante.

Parauapebas só tem a ganhar com uma economia mais forte, conforme ressaltou Euller Rony. “Estamos vivendo um momento que o empresário tem que matar um leão por dia. E a gente fica contente com essa oportunidade que os empreendedores estão tendo porque poderão aplicar para desenvolver o seu negócio e contribuir com a economia da cidade”.

Para Isaías de Queiroz, o momento é histórico e que pode se tornar um divisor de água para o empreendedor. “A secretaria planejou para que nós tenhamos um ano de 2018 ainda melhor do que 2017. Para este ano, nós conseguimos triplicar a verba do Banco do Povo, e acreditamos muito no potencial dos empreendedores que estão recebendo hoje o cheque. A gente quer que realmente as pessoas peguem o dinheiro e invistam para estruturar o seu negócio”, relatou Isaías.

Empreendedores da área da produção rural também foram contemplados e muitos outros também poderão obter recursos do banco. “Estamos numa parceria de levar o banco para atender o pequeno produtor rural. O governo da nossa gente, por meio do Banco do Povo, está dando oportunidade para as famílias, principalmente de baixa renda, de terem perspectivas tanto na zona urbana quanto da zona rural”, destacou o secretário.

Para melhor investir o recurso, o Sebrae disponibiliza seus serviços para o empreendedor conseguir resultados satisfatórios. “Nosso objetivo é capacitar os empreendedores. Afinal de contas, o mercado é muito competitivo e buscamos orientar os empresários a fortalecerem seu negócio”, disse Raimundo Nonato.

INVESTIMENTOS TRIPLICADOS

Em 2017, o Banco do Povo tinha disponível para investimentos pouco mais de R$ 1,08 milhão. Em 2018, este recurso praticamente triplicou e está com o orçamento de três milhões.

No ano passado, 284 microempreendedores foram beneficiados. Já este ano, só neste primeiro comitê, 104 pessoas foram contempladas.

Para solicitar investimentos por meio do Banco do Povo é necessário que o empreendedor:

• Esteja com o negócio já em andamento (mesmo sendo pessoa física);
  • Tenha um avalista que ganhe pelo menos três vezes o valor da parcela a ser paga (ambos não podem ter restrições de crédito no SPC);
  • Tem que residir em Parauapebas há pelo menos um ano;
  • O negócio tem que estar funcionado há pelo menos seis meses.

“Os benefícios são muitos. As parcelas são de valores muito acessíveis, bem abaixo do praticado no mercado. É uma excelente oportunidade para quem tem pequenos negócios. Com investimento e orientação correta, podem crescer consideravelmente”, afirmou Paulo Patrick.

O Banco do Povo de Parauapebas funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas, em dois locais: na Feira do Produtor, na rodovia Faruk Salmen, e nas instalações do Mercado Municipal, no bairro Rio Verde.

Texto: Anne Costa
Fotos: Bruno Cecim