Bairro Vale do Sol recebe serviços do projeto Semsi + Ação

publicado: 03/09/2021 10h04

A terceira edição do projeto “Semsi + Ação” levou para o bairro Vale do Sol vários atendimentos relacionados à política municipal de segurança e serviços de saúde.

A ação foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 2, no Centro Comercial Vale do Sol e contemplou centenas de moradores com atendimentos, como emissão de documentos, consultas médicas e pediátricas, vacinas, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e covid-19.

O jovem Nadson Thiago Cardoso, 21 anos, buscou atendimento para regularizar o certificado militar e aprovou a programação. “É um projeto bom, a prefeitura está ajudando a população”, elogia.

Ele está entre as mais de 200 pessoas recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com demandas de serviços da Junta Militar, emissão de CPF, Carteira de Trabalho Digital, agendamento para o Título de Eleitor e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Parceira da ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez mais de 310 atendimentos de saúde, divididos entre consultas, vacinação e testes rápidos, além da atuação do Castramóvel, que atendeu mais de 30 animais com castração e ainda efetuou 50 vacinas antirrábicas.

De acordo com Denis Assunção, titular da Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), ações dessa natureza visam garantir mais segurança nos bairros. “A Semsi vai deixar um legado no Vale do Sol. Faixas elevadas, lombadas no entorno do bairro, câmera de monitoramento nos dois pontos mais críticos e instalação de semáforo. Tudo isso para garantir a segurança dos munícipes”, destaca o secretário, que ainda faz agradecimentos aos parceiros.

Para o vice-prefeito do município, João Trindade, o governo deve estar cada vez mais próximo da sociedade, participando e realizando atividades como essas para garantir dignidade ao povo que tanto precisa.

O secretário-adjunto de saúde, Paulo Vilarinho, destacou a importância da ação e reforçou que o objetivo é estar cada vez mais perto da população. “Desse modo facilita o contato com a comunidade e dá oportunidade para resolver alguns problemas”, disse Vilarinho.

Raimundo Nicácio, presidente da Associação de Moradores do Vale do Sol, mostrou grande entusiasmo ao falar sobre a programação e destacou que ações do tipo são muito importantes para a comunidade. Para ele, a maior satisfação foi a instalação da câmera de videomonitoramento, resultado de muita luta. “Acredito que vão vir mais ações, pois precisamos muito no nosso bairro”, disse ele.

O momento ainda foi marcado por diversas atividades lúdicas, entre elas, jogos educativos, apresentações de capoeira e brincadeiras na cama elástica.

Mas o espetáculo não parou por aí – um robô Bumblebee, inspirado no personagem do filme Transformers, feito com material reciclável, marcou presença e encantou quem esteve no local.

O público também prestigiou a apresentação do Grupamento da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e do Canil da Guarda Municipal, onde o cão Rambo deu um show aos expectadores.

A programação contou com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Vale do Sol e ainda com apresentações de karatê e capoeira com os alunos da Associação Ramos Parauapebense de Karate Educacional (Arpake).

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) também foi parceiro da ação e realizou a entrega do Manual do Morador às famílias reassentadas, bem como desenvolveu atividades de pinturas com temática ambiental para a criançada.

Texto: Joice Lima

Fotos: Felipe Borges/Jéssica Borges