Bairro Cidade Jardim recebe segunda escola em menos de 10 meses

publicado: 26/05/2021 15h53

Na tarde de ontem, 25, a gestão municipal entregou à comunidade do bairro Cidade Jardim mais uma escola. A unidade de educação infantil Pastor Jonas Barros do Amaral foi construída em parceria com o governo federal, por meio do programa Proinfância.  Vai atender 240 crianças com idades de 1 a 3 anos, em dois turnos: matutino e vespertino.

Em menos de 10 meses, esta é a segunda escola entregue à população de um dos bairros mais populosos de Parauapebas. Em agosto do ano passado o novo prédio da Dorothy Stang também foi inaugurado, beneficiando 1,4 mil estudantes do ensino fundamental.

Os moradores do entorno da unidade educacional Jonas aguardavam ansiosos pela entrega. É o caso do mecânico Faram de Sousa Barros, pai do Heitor Kauan Santos de apenas 3 anos de idade. “O bairro estava precisando muito de uma creche. Essa oportunidade vai ajudar muitos pais, principalmente aqueles que trabalham fora. Meu filho adorou este espaço e está ansioso para estudar aqui”, garante Faram.

A inauguração da escola foi transmitida via Live.  Na ocasião, o secretário de Educação, José Leal Nunes, externou sua felicidade em estar à frente da entrega da escola. “Estou muito feliz em vivenciar este momento. Este é um lugar sagrado para qualquer sociedade que quiser ser considerada desenvolvida. A educação formal é importante para o desenvolvimento da criança, do homem, do ser humano, do cidadão. E, por isso, a escola é um lugar de destaque”, enfatizou Leal em seu discurso.

Para o prefeito Darci Lermen a creche chega para beneficiar toda a família, pois envolve os primeiros passos no aprendizado das crianças e ainda a oportunidade que a mãe tem de se profissionalizar, quando tem um local para deixar seu filho.

“As mães dessas crianças beneficiadas com essa escola poderão participar de cursos profissionalizantes. Vamos preparar elas para o mercado de trabalho, para que possam ter uma qualidade de vida e uma renda melhor em casa. Nosso plano é construir dez creches, inclusive em tempo integral”, destacou o gestor.

Para os vereadores Ivanaldo Braz (presidente da Câmara) e Eliene Soares (representante da comissão de Educação) a inauguração foi motivo de felicidade e gratidão. “Fico feliz pela entrega e vamos trabalhar sempre no sentido de melhorar a educação do nosso município”, destacou Ivanaldo. Já a vereadora Eliene agradeceu ao executivo. “Estou muito grata ao nosso prefeito Darci que mesmo em período de pandemia não tem medido esforços para entregar a comunidade mais essa escola”.

ESTRUTURA

A escola Pastor Jonas Barros do Amaral possui oito salas de aula, sala dos professores, sala multiuso, lactário, fraldário, sala de alimentação, cozinha industrial, lavanderia, copa, banheiros, brinquedoteca, parquinho, além do bloco administrativo.

Localizada na avenida B, quadra 286, lote especial, bairro cidade jardim, irá oferecer conforto e comodidade para seus estudantes e para a equipe de profissionais que atuarão na instituição.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Elienai Araújo