AULÃO DO PRO PAZ ENEM ATRAI CENTENAS DE ESTUDANTES EM PARAUAPEBAS

publicado: 24/08/2018 16h28

Na próxima semana, começarão as inscrições para o segundo aulão, em preparativo às provas marcadas para novembro

Jovens parauapebenses que almejam uma vaga na universidade lotaram o auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) durante o primeiro aulão do Pro Paz Enem 2018. Foram mais de 450 inscritos para o aulão, realizado no sábado, 18.

Pela manhã, os estudantes tiveram aula de matemática com o professor Ari Machado, química com Alfredo Macedo e biologia com Rogério Silva. À tarde, a professora Lia Carvalho ministrou sobre redação e o professor Diego Maia encerrou com o conteúdo de história.

Mylenna Muniz tem 18, já concluiu o ensino médio e encontrou no aulão um norte para retomar os estudos. “Achei muito interessante e dinâmica a forma deles ensinarem. Um incentivo para estudar e nos prepararmos melhor. Eu não estava estudando e não sabia por onde começar. Agora tenho um pontapé. É muito proveitoso o governo ajudar, é uma iniciativa muito gratificante tanto para os jovens quanto para os adultos que participam. É muito legal”, comentou Mylenna.

De forma leve e descontraída, os professores reforçaram conteúdos e deram dicas para realizar uma boa prova. “A gente aborda os principais pontos que sempre caem na prova do Enem. A verdadeira parceria é do professor que está na cidade. A gente leva essa primeira contribuição com uma pequena soma. É exatamente esse o foco: levar um pouco mais de cidadania e trabalhar as atividades no seu desenvolvimento em cima do conteúdo”, explicou o professor Diego.

Antes de iniciar o aulão, as coordenadoras do Pro Paz Enem, Tatiana Melo, e da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), Marcelly Negrão, conversaram um pouco com os estudantes. “Estou feliz com esse público. O espaço está lotado. Isso nos dá a certeza de que não é à toa que estamos vindo pra cá. A gente se sente muito alegre por estar sendo acolhido e vindo de longe pra trazer conhecimento. Toda oportunidade é única, então aproveitem!”, aconselhou Tatiana.

“As aulas são bem dinâmicas. Ano passado, tivemos uma experiência muito boa, o conteúdo serve para outros vestibulares. E o meu desejo é que vocês consigam ingressar na universidade. O governo tem compromisso com a nossa juventude e estamos à disposição para o que precisarem”, ressaltou a coordenadora da CMJ.

Marcelly adiantou ainda que está sendo elaborado o projeto de um cursinho intensivo, com aulas fixas aos finais de semana até as vésperas do Enem.

O secretário municipal de Planejamento (Seplan), João Corrêa, e o vereador Rafael Ribeiro também estiveram presentes e conversaram com os estudantes.

SEGUNDO AULÃO

As caravanas do Pro Paz Enem contribuem com a educação no interior do Pará e na capital. As aulas são realizadas em parceria com a Fundação Pro Paz e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Na próxima semana, as inscrições para o segundo aulão (que será realizado dia 1º de setembro) estarão abertas na CMJ e no site propaz.pa.gov.br, onde também pode ser feito download do material para estudo. Este ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Piedade Ferreira