AULA PRÁTICA DE CURSO DE TRILHAS ANIMA ALUNOS

publicado: 23/05/2018 11h10

Para recarregar as energias após uma semana de muito aprendizado, nada melhor que um banho gelado na cachoeira de Águas Claras. Após cinco dias alojados na Floresta Nacional de Carajás no Projeto Igarapé Bahia, os 30 alunos do 2º Curso de Trilhas e Caminhadas viveram na prática alguns assuntos que aprenderam nas aulas teóricas.

O encerramento do I módulo proporcionou muito conhecimento, superação e aventura na exploração das trilhas Timborana e Peito de Aço. “Acredito que o turismo tem um potencial econômico pra agregar em Parauapebas. Foi muito gratificante, aprendi bastante, conheci toda a região que tem um grande potencial turístico e fiquei muito feliz de ter essa oportunidade. Essa experiência foi desafiadora. Uma semana longe do conforto de casa, mas foi muito legal ter ficado alojado esse período, ter contato com pessoas de vários locais do País”, avaliou Leomara Pessoa, estudante de agronomia.

Encantada com os momentos na floresta, a jovem afirma que a experiência foi válida porque além de agregar conhecimento é uma porta para uma fonte de renda futura. “Posso dizer que minha bagagem cultural ficou bastante elevada e essa experiência que passei aqui vou levar pra toda vida. Assim que terminar o curso pretendo ser condutora e levar essa experiência para todos que eu conheço”, adiantou Leomara.

O coordenador do Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas, Marcos Alexandre, explicou que a parte prática do curso é uma forma de aproximar os formandos da realidade do que é ser um condutor de trilhas turísticas. Mas eles ainda têm muito o que aprender com as aulas teóricas. “O segundo e terceiro módulos vão falar sobre os primeiros socorros, qualidade de atendimento ao turista, oratória, cooperativismo, que é um processo importante para finalizarmos o curso”, acrescentou.

A expectativa de Alexandre é que essa nova turma possa de fato suprir o déficit de condutores de turistas à Floresta Nacional de Carajás, especialmente nos dias úteis da semana, quando a disponibilidade dos condutores é menor. “Com a formação dessa nova turma, estaremos com um grupo consolidado de forma a suprir essa deficiência que é a condução durante a semana”, disse.

A coordenadora do Departamento de Uso Público (Deupp/Semma), Nívea Silva, também acompanhou o encerramento do primeiro I módulo. “Esse curso ofertado para a sociedade é de grande importância para o desenvolvimento turístico sustentável na Flona Carajás e demais unidades de conservação. Este curso é o primeiro passo para a formação de condutores capacitados para oferecer um serviço de qualidade e com responsabilidade ambiental”, afirmou.

CONTEÚDO

O conteúdo programático do curso aborda patrimônio histórico, qualidade no atendimento ao turista, cooperativismo, ecoturismo, fauna Carajás, uso público em áreas de preservação, animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva, condução noturna, primeiros socorros, noções de segurança no trabalho, o que é e quais são os tipos de trilhas, a importância do condutor de trilhas, principais técnicas em caminhada em grupos e empreendedorismo para turismo de trilhas.

Com o fim das aulas práticas, os alunos darão início ao conteúdo teórico.

Módulo II
• Data: 23 e 24 de maio
• Local: ICMBio
• Turnos: Manhã e tarde

Módulo III
• Data: 28 a 31 de maio
• Local: ICMBio
• Turnos: Manhã e tarde

PARCEIROS

O Curso de Trilhas e Caminhadas é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ICMBio, Departamento de Uso Público (Deupp/Semma), 23º Batalhão Bombeiro Militar de Parauapebas, Cooperativa de Trabalho Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás) e Vale.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Kelson Araújo