AULA NO ZOOBOTÂNICO ESTIMULA ALUNOS A CUIDAR DA NATUREZA

publicado: 18/05/2017 16h23

Que tal uma aula multidisciplinar diferenciada em um espaço onde as autênticas fauna e flora da Amazônia podem ser observadas de perto? Foi nesse cenário, no Parque Zoobotânico de Carajás, que se desenvolveu, na tarde da última quarta-feira, 17, a aula dos alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jozias Leão.

No parque, localizado em plena Floresta Nacional de Carajás, os jovens puderam visualizar muitos animais, inclusive algumas espécies em extinção como a onça-pintada, suçuarana, macaco-aranha-de-testa-branca e gavião-real, além de terem acesso à floresta e a amostras de espécies endêmicas. Visitaram também a sala de coleções e tiveram acesso à Exposição de Geologia e Mineração.

Euforismo e curiosidade estavam estampados no rosto dos estudantes a cada passo. E o encantamento se acentuou quando se depararam com Pandora e Thor, os dois filhotes de onça nascidos no Zoobotânico em 2014, e o pequeno Gavião Real de quase dois anos de idade.

Acompanhados pela professora de Língua Portuguesa Joilma Noleto Fernandes e guiados pelo coordenador do Mais Educação, responsável pela aula de campo, Carlos Garrido, os alunos não perderam nenhuma explicação e aproveitaram para fazer vários questionamentos e tirar as muitas dúvidas surgidas durante a atividade pedagógica.

Carlos Garrido disse que um dos principais objetivos da aula é mostrar um pouco da Floresta Nacional de Carajás para os alunos, uma vez que grande parte deles não é oriunda de Parauapebas e nem da região, para assim aguçar o sentimento de pertencimento e preservação destes.

“A ideia é que eles sintam um pouquinho do que é a nossa fauna e flora para que possam ajudar a preservar tudo isso, além de mostrar a interdisciplinaridade, pois a aula teve um pouco das várias disciplinas”, descreveu Garrido, lembrando que todas as turmas da escola serão contempladas com a aula de campo e que o projeto será encerrado com um grande seminário, previsto para acontecer na primeira semana de junho, com a participação da comunidade escolar interna e externa.

A LIÇÃO

A aula alcançou seu objetivo, pois quando indagados sobre o maior aprendizado do dia os estudantes afirmaram que foi a certeza da importância da preservação do meio ambiente. “A gente deve preservar a natureza, precisamos disso para sobreviver. Isso aqui é vida, é uma das maiores riquezas do nosso Brasil e depende de nós sua sobrevivência”, enfatizou a jovem Paloma Emanuelle Silva Alves, de apenas 12 anos de idade.

Para Marcos Vinícius Barbosa Costa, a lição foi tão marcante que ele quer passar o conhecimento adquirido para mais gente e disseminar a ideia de preservação. “A lição de hoje foi de preservação. Quero compartilhar essa ideia com meus colegas, amigos e familiares. Quero que mais gente venha aqui e aprecie o que vi”.

 

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira | Ascom
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}AAAZOOBOTANICO{/gallery}