Atualização de currículo melhora práticas na educação infantil

publicado: 20/10/2015 22h00

Durante um ano, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores e gestores das escolas municipais de educação infantil participaram de estudos voltados para a atualização do currículo escolar do segmento. Para isso, contaram com a assessoria do Instituto Avisa Lá, organização não-governamental (ONG) que busca qualificar a prática pedagógica das redes públicas.

Na última terça-feira (29), os gestores e coordenadores das 18 unidades de educação infantil se reuniram no auditório da prefeitura para compartilhar parte dos resultados gerados com a implantação das novas práticas pedagógicas, depois da reelaboração do currículo. Parte da socialização e análise foi produzida a partir de dois projetos educacionais desenvolvidos durante o ano letivo: “Jogo Simbólico” e o “Cuidar e Educar”.

Segundo Walkyria Dias, formadora do Instituto Avisa Lá, a partir de diagnóstico das práticas realizadas com os educadores, foi possível identificar pontos a serem trabalhados. “Percebemos que, na Semed, havia um trabalho muito bem realizado com a leitura e a escrita, mas a questão da brincadeira, do faz de conta e do educar e cuidar precisava ser aperfeiçoada”, relata a formadora.

Para Maria Elizete Pinheiro, coordenadora do Setor de Educação Infantil, a revisão do currículo e a consequente inserção das novas práticas têm gerado resultados positivos. “Introduzimos nas escolas o jogo simbólico, o cuidar e educar. Hoje, as crianças estão brincando de faz de conta, aprendendo de forma prazerosa. Os professores estão ensinando nossas crianças a aprender brincando”, comenta, orgulhosa, Elizete.

AMOSTRA DOS RESULTADOS

Durante a socialização, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Turma da Mônica encenaram a música “História de uma Gata”, dos Saltimbancos e o musical Frozen. Era uma amostra do trabalha desenvolvido na rede.

“A brincadeira faz com que a criança solte a imaginação e expresse situações do mundo real, participando mais e potencializando o próprio aprendizado”, relata a professora Íris Cristina de Souza, da Turma da Mônica.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, frisou a importância das formações e reflexões para o aperfeiçoamento profissional e para a garantia de bons resultados. “Tudo o que fazemos hoje na educação é pensando em oferecer condições ideais para que nossos profissionais desenvolvam um bom trabalho e para que nossas crianças aprendam. Com certeza, estamos no caminho certo.”

 

Messania Cardoso

Assessoria de Comunicação | Semed