Atividades sociais e de saúde beneficiam moradores do Alto Bonito

publicado: 09/09/2019 09h57

Na sexta-feira (6), famílias do Residencial Alto Bonito foram beneficiadas com atividades sociais, de saúde e lazer desenvolvidas pelas secretarias municipais de Habitação (Sehab) e de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 150 testes rápidos para detecção de doenças como HIV, Hepatites B e C e Sífilis foram disponibilizados à comunidade.

Na abertura das atividades, o secretário de Habitação, João Fontana, falou sobre empoderamento feminino e da importância da mulher cultivar o autocuidado. Para a moradora Joseane Silva da Cruz, 33 anos, a ação traz benefícios para todos e, principalmente, às donas de casa com famílias numerosas. “Tenho cinco filhos e seria muito difícil pegar um transporte e ir ao CTA. Com eles aqui tenho como fazer esses exames. Achei muito bom”, disse, sorridente, com a filha de um ano nos braços.

A assistente social, Elisangela Veleda, conta que a ação abre o calendário oficial de programação de atividades do segundo semestre no residencial. “Pensamos nessa parceria com o CTA com o objetivo de trazer informações para a comunidade e, especialmente, de reforçar o vínculo com cada morador”, explicou a técnica que atua no atendimento diário às famílias do residencial acompanhada pela também assistente social, Maria de Jesus Santos da Silva.

Segundo a psicóloga Elianne Souza, a equipe do centro de testagem (2 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 1 técnico de laboratório e 1 assistente social) deslocou-se para o Alto Bonito com o objetivo de promover esse dia de informações e serviços.

“As parcerias são sempre bem-vindas. Todas as sextas nos colocamos à disposição para atividades externas”, destacou, acrescentando que o CTA está localizado na Rua P, nº 38, bairro União, com atendimento para realização de exames sempre de segunda à quinta, das 8h às 11h e das 14 às 17h.

Além dos testes rápidos e rodas de conversa, os participantes também receberam senhas para sorteios de brindes, e doações de roupas viabilizadas pela contribuição do Instituto Mulheres de Atitude.

A presidente da entidade, Maria da Conceição Carvalho Ferreira, afirma que o instituto busca, dentro de suas possibilidades, cooperar com as famílias que precisam de um maior auxílio. “Conseguimos muitos objetos em bom estado de conservação (roupas infantil e adulto) e agora vamos distribuir às pessoas que carecem de objetos de uso pessoal”, destacou.

O público foi atendido no Centro Comunitário I do empreendimento no horário de 8h as 12h.

Texto: Jéssica Borges

Fotos: Piedade Ferreira