Atividades alusivas ao Novembro Azul alcançam dezenas de homens

publicado: 16/11/2015 17h51

Palestras, consultas médicas e orientação sobre prevenção do câncer de próstata e da diabetes marcam as programações alusivas ao Novembro Azul realizadas nas unidades básicas de saúde do município. Como o comparecimento dos homens nos estabelecimentos de saúde não é tão comum, algumas equipes organizaram atividades externas para alcançar o público.

Na programação do Novembro Azul da unidade de saúde do Liberdade II, por exemplo, estão sendo realizadas ações em associações de mototaxistas, pastoral da criança e igrejas evangélicas e no próximo dia 20, haverá um dia D na unidade. De acordo com Marcelo Cláudio Monteiro da Silva, gerente da unidade, cerca de 70 homens já foram alcançados até então com as programações.

A saúde bucal também foi pauta da ação educativa realizada pela equipe de saúde do Liberdade I junto ao público masculino. “Além de falar sobre os cuidados para uma saúde bucal efetiva, reforçamos a informação de que a nossa unidade disponibiliza atendimento médico e odontológico exclusivo, por meio do programa saúde do homem” disse a odontologista Viviani Lopes Otaviani.

Já a programação organizada pela equipe da unidade de saúde do bairro da Paz conseguiu, em apenas um dia, mobilizar cerca de 50 homens. “Nossa equipe começou a avisar sobre a programação do novembro azul desde o mês de outubro, os homens que já frequentam a nossa unidade avisaram para amigos e familiares. O trabalho de mobilização dos agentes de saúde também foi fundamental”, informou Ricardo Costa da Silva, gerente da unidade.

Integrando a programação do mês, a rede de atenção a pessoas com doenças crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a implantação do programa de Tabagismo. De acordo com a enfermeira Marlyne Albuquerque todas as equipes das unidades de saúde serão capacitadas para atender no novo programa.

Os pacientes do Centro de Especialidades Integradas (CEI) também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a prevenção do câncer durante a palestra do médico Wild Cavalcante, endocrinologista, a atividade marcou, junto com a caminhada rosa e azul, o início da campanha Novembro Azul em Parauapebas.

Karine gomes
Assessoria de Comunicação | PMP