Atendimentos especializados em saúde serão ampliados com a inauguração da Policlínica

publicado: 21/06/2016 14h27

Agregando diversos serviços de média complexidade, a Policlínica é uma unidade de saúde que vem somar às demais da rede, facilitando assim o atendimento para a população com a concentração em um único lugar de consultas com médicos especialistas, realização de exames, pequenas cirurgias, reabilitação física e neurológica, entre outros serviços. A Policlínica fica localizada na Av. A, Qd. 93, Lt. 7 ao 19, bairro Jardim Canadá e a inauguração será realizada nesta quarta-feira (22), às 16h.

É mais um avanço na saúde pública do município levando em conta que a estruturação da Policlínica possibilita mais organização no atendimento especializado ao usuário, como é o caso das mulheres em gestação de alto risco, que terão na referida unidade de saúde um espaço adequado e equipe especializada para realização de atendimento de pré-natal diferenciado, serviço que entrará em operação a partir do mês de julho.

Os pacientes com doenças renais contarão também, além das consultas com a nefrologista da rede, com uma equipe multidisciplinar, uma melhoria possibilitada a partir da implantação da Policlínica. Já os pacientes que precisam se deslocar até o município de Marabá para buscar medicamentos não terão mais essa dificuldade, pois a nova unidade de saúde contará com uma Unidade Dispensadora de Medicamentos Especiais (UDME).

Na Policlínica não se executa serviços de urgência ou emergência e nem é disponibilizada internação, apenas cuidados de saúde em regime ambulatorial, podendo incluir atendimento de pequenas cirurgias, mas não oferece serviços cirúrgicos de média e grande complexidade e não permite a prestação de cuidados pré e pós-operatórios, nem de cuidados intensivos. Os atendimentos na Policlínica serão regulados, por tanto, o agendamento deve ocorrer via Unidade Básica de Saúde.

Programas desenvolvidos na Policlínica

O Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Programa de Intolerância à Lactose (PIL), que disponibiliza atendimento com o pediatra específico e dispensação de leites especiais, funcionará a partir de agora na Policlínica, assim como o Programa de Estimulação Precoce que está sendo implantado no município graças à estrutura dessa nova unidade de saúde.

Neste último programa, crianças que eram atendidas pela Apae, serão beneficiadas com um atendimento completo e multiprofissional composto por uma equipe formada por: Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo. A capacidade de atendimento desse serviço, neste primeiro momento, é de aproximadamente 40 crianças por mês.

Pacientes adultos que necessitarem de reabilitação física também serão atendidos na Policlínica com reabilitação de traumas e doenças ortopédicas em geral, garantindo assim melhor qualidade de vida e saúde. Para este serviço será oferecida uma média de 2.000 atendimentos por mês.

Consultas e exames

Mensalmente serão ofertadas mais de 4.000 consultas nas seguintes especialidades: Nefrologista; Endocrinologista; Oftalmologista; Cardiologista; Ortopedista; Mastologista; Pneumologista; Otorrinolaringologista; Urologista; Gastroenterologista; Cirurgião Geral; Psiquiatra; Angiologia; Dermatologista; Reumatologista; Neurologista; Proctologista. Com relação aos exames, só em ultrassonografias, serão disponibilizados 913 vagas mensais.

Ampliação do atendimento oftalmológico

Hoje os serviços de oftalmologia realizados produzem cerca de 40 diferentes tipos de procedimentos e quatro tipos de cirurgias ambulatoriais, atendendo um público de aproximadamente 1.200 usuários por mês.

Com a inauguração da Policlínica de Parauapebas e a ampliação do espaço para a realização das cirurgias ambulatoriais especializadas, estima-se realizar mais de 150 cirurgias oftalmológicas mensalmente, dentre elas: Facoemulsificação (Cirurgias de Catarata), Tratamento Cirúrgico de Pterígio (Carne Crescida), Trabeculectomia, Vitrectomia Anterior e Posterior Simples, Cirurgia de Glaucoma, Estrabismo, Tumor Conjuntival.

Assessoria de Comunicação | PMP