Associação Brasileira de Piscicultura atesta potencial de Parauapebas para a produção de peixe

publicado: 27/05/2021 15h16

De acordo com o presidente da associação, o município reúne condições para o desenvolvimento da produção de tilápia

Após visita realizada nesta quarta-feira, 26, em propriedade especializada na criação de peixes e em uma fábrica de ração que se instala no município, o presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, afirmou que Parauapebas reúne as condições necessárias para o desenvolvimento da cadeia produtiva de peixes, especialmente para a produção da espécie tilápia.

“A atividade da piscicultura se consolida a partir de dois pilares fundamentais: políticas públicas e empreendedores para o setor, e Parauapebas tem as duas coisas. Algumas ações como a formação de alevinos e uma indústria de ração são fundamentais para o sucesso da atividade. Durante a visita, vi que o município conta com esses pilares”, afirmou o presidente da Peixe BR.

A visita contou com a presença do prefeito, Darci Lermen, do vice-prefeito, João do Verdurão, dos vereadores Miquinha e Elias da Construforte, dos secretários municipais de Produção Rural, Milton Zimmer, e de Desenvolvimento, Mariano Júnior, além da adjunta da secretaria Especial de Governo, Andreia Lima, e de técnicos da área de produção rural e de meio ambiente.

“Estamos aqui na Palmares I, onde está sendo construída a maior fábrica de ração do Pará, uma iniciativa privada que merece elogio. A nossa secretaria de Produção Rural irá apoiar a política para ampliar a produção de peixes em nosso município, que é muito importante e vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para a nossa região”, afirma o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

Para ampliar a produção de peixes no município, um projeto para o fomento da criação de tilápia no município será implementado pelo governo municipal, em uma ação integrada envolvendo das secretarias municipais de Produção Rural (Sempror), Especial de Governo (Segov) e Meio Ambiente (Semma).

“Estamos em parceria com a secretaria de Meio Ambiente para fazer a legalização ambiental dos tanques de piscicultura do município. Acredito que teremos um grande avanço na produção de peixes em nosso município com a inclusão de criação de tilápia”, destaca Milton Zimmer.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/maio/visita Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}