ASSISTÊNCIA SOCIAL FORTALECE REDE DE PROTEÇÃO À MULHER AGREDIDA

publicado: 17/08/2018 20h05

Seguindo a programação do “Agosto Lilás”, a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) realizou na terça-feira, 14, o segundo seminário temático, que abordou o tema “A assistência social e as políticas públicas para mulheres”. Gestores municipais, representantes do Poder Judiciário, servidores do município e sociedade civil prestigiaram o evento que aconteceu no auditório da Prefeitura de Parauapebas e teve como público alvo a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Pela manhã foram apresentados quatro painéis: “Violência de gênero: mitos e realidade”, “Principais aspectos da Lei Maria da Penha”, “O papel do Suas no enfrentamento à violência contra mulheres” e “As políticas públicas e a Rede de Atendimento à Mulher de Parauapebas”. À tarde foram realizadas duas oficinas: “Notificação compulsória: desafios para os profissionais no atendimento às violências” e “Elaboração do plano de ação para a campanha Agosto Lilás na Semas”.

A servidora da Semas, Maria da Conceição, participou da capacitação e se sentiu amparada. “É muito bom saber que o município se importa com a gente, que tem vários programas que nos protege. É importante o que o governo faz pra nos ajudar. Tem o disque denúncia, tem a Patrulha Maria da Penha que vai fiscalizar (o cumprimento das medidas protetivas). E eu procuro levar essas informações pra minhas filhas e para as mulheres do bairro onde eu trabalho, no Alto Bonito”.

A secretária adjunta da Semas, Suely Guilherme, ministrou a palestra sobre “O papel do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no enfrentamento à violência contra a mulher”. “A gente precisa entender que tanto a Semmu quanto a Semas trabalham na rede de atendimento à mulher. A diferença é que a Semmu trabalha com a rede especializada. É preciso entender que erradicar a violência contra as mulheres é trabalhar em rede, é trabalhar em conjunto, é compreender o papel de cada um”, enfatizou a adjunta.

“Todas nós lutamos por nossos direitos. Depois de todas as conquistas que já tivemos, a gente até hoje ainda sofre discriminação por ser mulher. É uma luta incansável. Então o que a gente quer? Queremos igualdade e respeito. Que a partir daqui a gente consiga realmente os multiplicadores dessa luta pelo respeito à mulher”, frisou a secretária adjunta da Semmu, Percilia Martins.

Veja a programação completa aqui: Programação da Campanha Agosto Lilás

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Piedade Ferreira e Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

 

{gallery}/Fotos2018/SEMMU2/SEMINARIOASSISTENCIASOCIAL{/gallery}