ASGs SÃO TREINADOS PARA CUIDAR DO LIXO HOSPITALAR

publicado: 07/06/2017 16h42

Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) de Parauapebas passaram por treinamento sobre resíduos hospitalares ou lixo hospitalar, que podem representar risco à saúde e ao meio ambiente caso não sejam manejados adequadamente.

O treinamento foi na segunda-feira, 5, numa realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância em Saúde e Coordenação de Vigilância à Saúde do Trabalhador, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Marabá).

Em palestra, a coordenadora do Cerest, Aline Braga, abordou vários tópicos como descarte de lixo hospitalar em local adequado, manejo adequado, armazenamento e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

“Nosso foco é orientar o profissional com os cuidados que tem que serem tomados na coleta do lixo hospitalar, pra que não seja despachado em local inadequado e que também não contamine o meio ambiente e nem nos contamine com alguma doença, uma vez que pra cada tipo de lixo existe uma forma correta de ser coletado e despachado”, explicou Aline Braga.

A auxiliar de serviços gerais Jacilene Neves achou muito interessante participar do treinamento. “Achei de grande valia minha participação. Aprendi de uma forma mais profunda sobre todo o processo de resíduo hospitalar”, declarou.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP