Aproximadamente nove mil pacientes já foram atendidos na UPA desde a inauguração

publicado: 01/04/2016 17h30

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parauapebas completou dia 27 de março dois meses de operação e neste período aproximadamente nove mil pacientes foram atendidos na unidade de saúde, que é voltada para atendimentos de casos de urgência e emergência. O atendimento não ocorre por ordem de chegada e sim por meio da classificação de risco.

“A classificação por cores identifica o nível de risco de morte apresentado pelo paciente, a cor vermelha sinaliza que ele deve ser atendido imediatamente, o amarelo que pode aguardar um pouco mais, o verde e o azul são pacientes que podem aguardar, que não são classificados como casos urgentes. Esse modelo foi estabelecido no Protocolo de Manchester, padrão de classificação de risco utilizado em todo o mundo”, informou Manoel Ilson Carvalho, diretor da UPA.

Ainda de acordo com a direção da UPA, do total de pacientes atendidos até então, apenas 60 pacientes foram encaminhados para o Hospital Municipal, o que representa resolutividade dos casos que chegam até à unidade. “Não tivemos nenhum óbito desde a inauguração e já conseguimos reverter vários casos, inclusive de parada cardiorrespiratória”, acrescentou Manoel Carvalho.

Funcionando 24 horas por dia, a UPA conta com uma equipe permanente de três médicos plantonistas durante o dia e dois no período noturno, além dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que se revezam nos plantões. Para acelerar os atendimentos foi disponibilizada mais uma equipe de classificação de risco durante o dia, período de maior fluxo.

“Aqui o atendimento é rápido e de qualidade, eu estava passando mal e fui logo atendida quando cheguei, depois da consulta com a médica, já tomei remédio e fiz exames. Parabéns para quem fez essa UPA, porque a gente vê muita gente no país sofrendo em filas de hospitais e aqui é tudo diferente, bem melhor”, disse a aposentada Cacilda de Bastos, de 64 anos.

Portas de entrada da UPA

Os pacientes podem acessar os serviços disponibilizados na UPA por duas portas de entrada: a ambulatorial ou a porta de acesso para sala vermelha. Na primeira, os pacientes chegam e são atendidos na recepção da unidade, em seguida, passam pela sala de triagem, onde são classificados conforme o risco apresentado.

A porta de entrada que dá acesso à sala vermelha é utilizada geralmente por pacientes levados pelo SAMU ou Corpo de Bombeiros, responsáveis por atender ocorrências como acidentes de trânsito, eles conduzem as vítimas até a UPA, onde é realizada a estabilização e os cuidados necessários para salvar as vidas em risco de morte. Também podem acessar a entrada da sala vermelha pacientes em estado grave que chegam por outros meios (carro particular, táxi, viatura da Polícia, entre outros).

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Ascom | PMP