APRESENTAÇÃO TEATRAL MARCA ABERTURA DA SEMANA DE TRÂNSITO EM PARAUAPEBAS

publicado: 15/09/2017 15h44

Centenas de crianças, adolescentes, educadores, servidores públicos, autoridades e empresas prestigiaram a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito que ocorreu hoje, 15, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). A solenidade contou com a apresentação inédita da peça teatral “Aprendendo com a plaquinha”, desenvolvida pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET).

Na encenação, que envolveu o diálogo entre duas crianças, uma fadinha e até mesmo uma plaquinha de sinalização que fala, foi exposta a importância de repensarmos nossas atitudes no trânsito e buscou seguir a mesma linha que envolve o tema da campanha: Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito.

Para o aluno do 5º ano da Escola Municipal Chico Mendes, Pedro Soares, de 12 anos, a peça reforçou os cuidados com a vida. “Preciso olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e tenho que alertar meu pai que é preciso usar sempre o capacete ao andar de moto”, declarou.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Sandoval Pacheco, relatou que os jovens presentes no evento são o futuro do trânsito e que eles são multiplicadores. “Todos estavam focados na apresentação. Como é bom ver o envolvimento e o respeito que essas crianças tiveram ao longo do que foi tratado aqui hoje”, disse.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Michael Gomes, destacou a necessidade de todos abraçarem a causa. “Não é apenas uma campanha que envolve a prefeitura, a Semsi ou o DMTT. Acredito que todos podem fazer a verdadeira diferença no trânsito mudando pequenas atitudes”, defendeu.

Na ocasião, também estiveram presentes o diretor do Detran em Parauapebas, Rivelino Pereira, e o deputado estadual Gesmar Costa, que reconheceram o envolvimento que o município, além do Estado, tem tido com as vidas no trânsito.

Com a procura de mais adeptos, a Semana Nacional de Trânsito que seria até o dia 25 agora se estenderá até o dia 29 deste mês. “Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano têm sido bem aceitos e, com isso, tivemos mais escolas e empresas interessadas que vão ser contempladas com ações que envolvem apresentações teatrais, blitz educativa e gincana”, explicou o coordenado do NET, Milton Lima.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Piedade Ferreira