APÓS TREINAMENTO, 142 MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR RECEBEM CERTIFICADO

publicado: 07/07/2017 20h00

Para que um profissional apresente um bom desempenho ou melhore sua atuação, ele precisa estar constantemente em busca de qualificação e capacitação. E, pensando em aprimorar a atuação dos 142 motoristas responsáveis pelo transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino e oferecer mais qualidade ao serviço prestado à comunidade, a Prefeitura de Parauapebas ofereceu a eles um treinamento de uma semana.

O curso de capacitação, que foi encerrado em grande estilo na manhã de hoje, 7, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), com um belíssima cerimônia de entrega de certificados, teve a duração de 50 horas e versou sobre direção defensiva, legislação de trânsito, primeiros socorros, relação interpessoal, entre outros assuntos.

Participaram da cerimônia de encerramento o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto; o coordenador de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), José Roberto Marques Vieira; o subtenente Valdireno Guido do 23º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM); o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET/DMTT), Milton Lima, além das equipes técnicas do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), do Setor de Transporte da Semed e dos ministrantes do curso tanto do Corpo de Bombeiros quanto do DMTT.

Segundo os condutores beneficiados com a ação do poder público, várias lições foram apreendidas durante o curso, entre as quais respeitar ainda mais a legislação de trânsito, praticar a direção defensiva, manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho e estar sempre vigilante em relação aos cuidados com o trânsito e com os estudantes.

Ciceronimo da Silva foi um dos motoristas certificados durante a cerimônia. Ele considerou o curso “bastante proveitoso”, por ter adquirido novos conhecimentos pertinentes e essenciais à profissão. “Transportar vidas exige um cuidado e atenção muito grande, e o treinamento fez com que enxergássemos melhor a importância e responsabilidade da profissão, como também nos trouxe informações novas sobre legislação, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, entre outros”, reconheceu Ciceronimo.

Em seu discurso, Raimundo Neto frisou a importância do curso, que demonstra o cuidado do governo municipal com a vida das crianças. “Esse treinamento visa principalmente garantir segurança, evitar acidentes. Todos os motoristas aqui com certeza sabem dirigir, mas precisam dirigir de forma defensiva, tendo os cuidados necessários para evitar acidentes e conduzir nossos alunos com segurança”, ressaltou o secretário, solicitando aos motoristas que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos.

PARCERIA

O treinamento foi resultado de uma ação conjunta, que envolveu a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a CTRH, por meio do Desso, o Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Educação para o Trânsito.

Para o coordenador do CTRH, as parcerias asseguraram o sucesso do curso. “Esse momento só foi possível devido à contribuição de cada um dos parceiros e a participação efetiva de cada condutor. O conhecimento adquirido aqui é de fundamental importância para o trabalho de cada motorista e gerará resultados positivos para toda a sociedade”, previu Roberto Vieira.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso