APÓS PASSAR POR SHOPPING, CIRCUITO MINERAÇÃO NAS ESCOLAS É EXPOSTO NA PREFEITURA

publicado: 26/10/2018 16h23

Realizado em parceria com a Vale, projeto já envolveu mais de 14 mil estudantes e 150 professores da rede municipal somente neste ano

Alunos de duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte visitaram esta semana a mostra do Projeto “Circuito Mineração nas Escolas”, que ficará exposta no hall da prefeitura até a próxima semana, depois de passar pelo Partage Shopping, onde atraiu o olhar de muitos curiosos.

Na prefeitura, o secretário de Educação, Raimundo Neto, acompanhou a visita dos estudantes e, em bate papo no gabinete, falou sobre mineração e meio ambiente, destacando a relevância de ações sustentáveis e do desenvolvimento de uma consciência ambiental. “O projeto instiga o gosto pela pesquisa e inova ao levar os alunos a outros ambientes que também geram conhecimento. É prazeroso receber esses jovens e poder conversar com eles sobre uma temática tão relevante”, afirmou Neto.

A mostra conta com a exposição de sete trabalhos confeccionados por alunos da rede municipal de ensino, que tratam sobre a temática de forma lúdica e informativa por meio de jogos e maquetes.

Em sua segunda edição, o projeto “Circuito Mineração nas Escolas” beneficiou em 2018 mais de 14 mil estudantes e 150 professores das áreas de geografia, ciências e história da rede municipal de ensino de Parauapebas, por meio de formações, visitas às unidades de conservação e operação da Vale, além de palestras e exposições.

Parte de tudo que foi passado aos estudantes e professores e o resultado das lições apreendidas sobre mineração e sustentabilidade podem ser conferidos na exposição. “O conhecimento que adquirimos é muito importante para entendermos como funciona a atividade mineradora e os impactos que ela traz para o nosso município”, ressaltou Maria Eduarda dos Santos, uma das alunas do 9º ano da Escola Novo Horizonte que visitou a exposição.

“Os alunos participaram de aulas teóricas e de campo, tiveram contato com os minérios explorados, vivenciaram novas experiências e hoje trouxeram isso na forma de constructos pedagógicos, ou seja, de aprendizado na prática”, informou a coordenadora de Ciências do 3° e 4° Ciclos da Semed, Margarida de Queiroz, para quem muitos dos trabalhos retratam a expectativa que o aluno tem de como vai ficar o município e as áreas exploradas daqui a alguns anos.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE

Entre os dias 5 e 14 deste mês, o circuito foi exposto na praça principal de eventos do Partage Shopping, com participação e visita de vários estudantes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Monteiro levou para a exposição o projeto “Maquete: Recuperação de área degradada pelo processo de mineração”.

A estudante Vitória de Melo explicou que a maquete foi toda confeccionada com materiais reciclados justamente pela preocupação do grupo com a sustentabilidade. “Foi um desafio pra gente construir algo que representasse parte do que aprendemos durante o desenvolvimento do projeto e que pudesse trazer mais conhecimento para a população sobre mineração, mas o resultado foi melhor do que o esperado”, animou-se a aluna, afirmando que muitos foram os conhecimentos adquiridos ao longo deste ano.

O PROJETO

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Vale, o Circuito Mineração nas Escolas tem buscado ampliar o conhecimento das pessoas sobre mineração e sua importância para o sudeste paraense e as práticas sustentáveis da região.

Durante a primeira etapa, realizada entre os anos de 2014 e 2017, mais de 48 mil alunos e dezenas de professores foram beneficiados diretamente com ações do projeto.

Texto: Messania Cardoso e Sandra Bispo | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso