APÓS CAPACITAÇÃO, JOVENS TUTORES COMEÇAM A AJUDAR NA FORMAÇÃO DE 225 ALUNOS DE SEIS ESCOLAS

publicado: 02/04/2018 17h20

Os 18 alunos contemplados com o projeto “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional: Possibilitando Novas Perspectivas aos Educandos”, implantado no município em 2017, começaram hoje, 2, a colocar em prática o que aprenderam no curso de capacitação realizado entre os dias 19 e 23 de março, no auditório da Casa do Aprender.

Ao longo da programação, os estudantes participaram de duas oficinas: uma de escrita sobre o gênero “conto” e outra sobre o método bullet journal. E também foram apresentados aos gestores das escolas nas quais irão atuar.

Idealizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e realizado em parceria com a Vale, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do município (Semed), o projeto visa a melhorar o rendimento e o aprendizado dos estudantes, contribuindo para sua formação intelectual, cidadã e de futuro profissional. O projeto foi um sucesso em 2017 e agora passa para sua segunda edição.

Segundo a coordenadora do projeto da Semed, Elizângela Santos Martins, o projeto Tutoria, que antes atendia duas escolas, foi ampliado e passará a atender cerca de 225 alunos de seis escolas municipais: Olga da Silva, Novo Horizonte, Eurides Santana, Paulo Fonteles de Lima, Jean Piaget e Antônio Matos Filho.

“Propomos ao MP a reorganização com ampliação do projeto, visto que temos um bom número de tutores e demanda expressiva em nossas escolas. Eles apoiaram a mudança e, nesta etapa, atenderemos a um público bem maior e diferenciado, que são alunos de escolas periféricas”, comemora a coordenadora.

ENTENDA O TUTORIA DO ENSINO MÉDIO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Por meio do projeto, alunos do ensino médio oferecem reforço escolar para estudantes da rede municipal de ensino referente às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Noventa e cinco estudantes do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais Chico Mendes e Paulo Fonteles foram contemplados em 2017.

“Nós obtivemos ótimos resultados com essa parceria. O índice de aprovação dos alunos beneficiados com o programa superou nossas expectativas, e com a ampliação dos atendimentos com certeza a educação municipal só tem a ganhar”, avalia Elizângela Martins. E o resultado positivo não é só para os alunos do ensino fundamental. Henrique Araújo de Macedo, 19 anos, estudante do 3° ano da Escola Estadual Janela para o Mundo, assegura que ganhou muito com a iniciativa. “Com a tutoria ocorre muita aprendizagem, a gente ensina e também aprende muito. Aprendemos com as formações que recebemos e aprendemos com os alunos quando os ajudamos”, ressalta o jovem.

Quem também não esconde a felicidade em participar da formação e continuar a tutoriar é a estudante Larrane da Silva do Nascimento, 17 anos. “Vi no projeto uma ótima oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Ele me proporcionou crescimento e satisfação. Fico muito feliz em vê a alegria estampada no rosto dos alunos quando eles descobrem que são capazes. Quero ajudar mais gente, quero fazer a diferença na vida deles”, anseia Lorrane.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP