publicado: 05/10/2021 10h29

Retorno tem regime de revezamento e as escolas adotam protocolos de segurança e saúde contra o coronavírus.

Na manhã de ontem, 4, as escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas deram início à retomada gradativa das aulas presencias. E para garantir uma recepção calorosa e acolhedora, todas as unidades educacionais usaram da criatividade.

Mais de 10 mil estudantes retornaram às escolas no primeiro dia de aula presencial. Na escola Fernando Pessoa, bairro dos Minérios, os estudantes foram recebidos em ritmo de festa, com balões, aplausos e homenagens. Nas demais 72 instituições também não foi diferente, teve até tapete vermelho e música. Muitos dos estudantes se emocionaram e vibraram ao rever colegas e professores.

No rosto da aluna Analice Dias estava estampada a felicidade do reencontro. “Estava ansiosa para voltar à escola e rever amigos e professores. Gosto muito daqui e não via a hora de estudar em uma sala de aula novamente”, relata a estudante para quem não foi fácil ficar tanto tempo distante do ambiente escolar e de tudo que o compõe.

A professora Dirce Fernandes de Lima também comemora o retorno e relembra a preparação que antecedeu a presencialidade. “Nós fomos muito bem preparados para o retorno, por meio de reuniões e planejamento. É um retorno diferente, por causa dos protocolos e medidas que precisamos seguir, mas estamos felizes em podermos voltar a sonhar, a planejar o futuro, pois estamos vivendo um novo recomeço”.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, acompanhou o retorno em algumas escolas. “É uma felicidade muito grande para nós recebermos os alunos novamente nas escolas e saber que as coisas estão voltando aos poucos à normalidade, com todos os cuidados possíveis “, comemora o gestor, informando que no primeiro momento as escolas terão 25% dos alunos em sala de aula em escala de revezamento, o que proporcionará que 100% deles tenham participado das aulas durante a semana.

Ainda segundo Leal, no final do mês de outubro a comissão de Biossegurança se reunirá novamente para fazer uma nova avaliação e verificar a possibilidade de aumentar a quantidade de alunos presentes em sala de aula. “Se a comissão avaliar que a situação seja favorável a porcentagem de alunos em sala de aula aumentará para 50% e assim ocorrerá até que cheguemos a 100% de presencialidade”.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Renato Resende e Lucas Alves