Alunos realizam apresentações no Centro Administrativo da Prefeitura

publicado: 10/12/2015 16h51

Na semana passada, o hall de entrada da Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas foi palco da continuação da 1ª Mostra Cultural e Pedagógica do Programa Mais Educação, que objetivou apresentar aos servidores as atividades extracurriculares desenvolvidas nas escolas municipais. O evento, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorreu em dois momentos: uma apresentação no Partage Shopping no último dia 22 de novembro, e agora o espetáculo na prefeitura.

Dez escolas da rede municipal de ensino participaram das apresentações e demonstraram parte do que aprenderam em suas escolas, em forma de danças (carimbó, frevo, vaqueiro marajoara, negro zumbi e pérola negra), lutas (karatê e capoeira), músicas (flauta, violão, canto, fanfarra) e atividades literárias.

A aluna do 6º ano da Escola Municipal Chico Mendes, Vida Cavalcante, participa das aulas de violão do Mais Educação. Para ela, foi emocionante se apresentar pela primeira vez para um grande público. “Estou muito feliz e, para o ano que vem, além das aulas de violão, vou iniciar de flauta também”, planeja.

Para o coordenador do programa na Escola Elisaldo Ribeiro, Daniel da Silva, as apresentações vêm coroar o trabalho desenvolvido com os alunos. “Temos a oportunidade de compartilhar o nosso trabalho com a sociedade, com outros servidores e com outras secretarias. O Mais Educação é transformador e engaja os alunos de forma incrível”, avalia.

O Programa

Implantado em Parauapebas em 2011, com a adesão de apenas três escolas municipais, atualmente o Mais Educação está presente em 37 escolas de ensino fundamental, sendo 26 urbanas, oito rurais e três indígenas. Ao todo, são atendidos mais de 4 mil alunos nas seguintes atividades: capoeira, karatê, dança, violão, flauta, orientação de estudos, leitura, horta escolar, esporte, xadrez, rádio, teatro e cineclube.

Para Auricélia Barros, coordenadora do programa no município, um dos fatores que têm gerado a ampliação do Mais Educação em Parauapebas é justamente a busca dos pais em incluir seus filhos nas atividades. “Como o programa aumenta o tempo de permanência dos alunos na escola e, consequentemente, melhora o desempenho escolar desses alunos, os pais têm buscado cada vez mais matricular seus filhos nas atividades, o que gera aumento significativo na quantidade de alunos atendidos de um ano para o outro”, destaca.

Prevenção à gravidez na adolescência

Durante a I Mostra Cultural e Pedagógica do Programa Mais Educação aconteceu a premiação de alunos que participaram do concurso de produções, voltados para a “Prevenção da Gravidez na Adolescência”. Estudantes das escolas municipais Olga da Silva, Novo Horizonte, Faruk Salmen, Eduardo Angelim e Chico Mendes produziram Carta do Leitor, Leitura de Cordel e Desenho e, por isso, foram condecorados.

O projeto é desenvolvido em todas as escolas municipais, em parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), sob orientação de professores de Ciências e Língua Portuguesa, e busca contribuir para despertar o senso crítico dos alunos sobre as consequências do problema. A meta é reduzir os índices de gravidez na adolescência em Parauapebas.

[widgetkit id=”19″]

Luzandra Vilhena