Alunos participam do 4º Encontro Literário da escola Carlos Drummond de Andrade

publicado: 13/06/2019 08h50

Um dos contos infantis mais famosos da história foi apresentado no auditório da escola Carlos Drummond de Andrade, na manhã desta quarta-feira, 12, durante o 4º Encontro Literário. A apresentação baseada na história do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, foi dramatizada por alunos do 9º ano.

Com o objetivo de incentivar os alunos a se aproximarem do mundo da leitura e desenvolverem a interpretação e compreensão de obras literárias, a ação, que este ano traz o tema, “Uma viagem Literária pelo Mundo do Pequeno Príncipe”, faz parte de um planejamento da Secretaria de Educação, desenvolvido em toda rede municipal de ensino.

O diretor da escola, Valdejan de Sá, conta que há dois meses os alunos estão estudando o clássico, que foi publicado em 1943. “Essa obra traz uma abordagem que é muito válida para os dias de hoje na relação interpessoal dos conflitos internos dos seres humanos e na atual conjuntura do jovem com relação na sua vida em sociedade”, conta o gestor, acrescentando que o esperado é que os alunos desenvolvam a capacidade oral, escrita, além de um bom relacionamento na escola com seus professores e com seus colegas.

“Esse evento é a culminância de um projeto, que é desenvolvido em sala de aula com os alunos do 9º ano. Os próprios educandos escolheram o livro de Antoine de Saint Exupéry, para ser trabalhado durante este bimestre. Nesse período, eles participaram de atividades que os instigaram a pensarem sobre as atitudes deles dentro da sociedade, como produção de texto e debate”, conta a professora de língua portuguesa, Danuzia Marjorye Santos.

O aluno Messias dos Santos Maciel, 14 anos, interpretou o papel do Pequeno Príncipe em uma dramatização e demonstrou seu interesse na historia, “eu achei muito interessante esse tema. Eu aprendi várias coisas. E uma delas é que a amizade é algo muito importante”.

Texto/Fotos: Stephanie San

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP