Alunos do ‘Mais Educação’ fazem sucesso no shopping

publicado: 24/11/2015 16h09

Durante a 1ª Mostra Cultural e Pedagógica do Programa Mais Educação, realizada na noite de domingo (22), no Partage Shopping, que objetivou apresentar à sociedade as atividades extracurriculares desenvolvidas nas escolas municipais, os alunos foram ovacionados pela plateia que prestigiou as apresentações.

O evento, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a participação de 210 alunos de dez escolas da rede municipal de ensino e do Núcleo de Atendimento e Apoio Psicossocial e Pedagógico (Naapp). Eles demonstraram parte do que aprenderam no contraturno em suas escolas, em forma de danças (carimbó, hip-hop, frevo e mistura de ritmos), lutas (karatê e capoeira), músicas (flauta, violão, canto) e atividades literárias.

A secretária municipal de Educação, Leila Lobato, avaliou como um sucesso o evento. “A equipe da Educação ficou muito feliz em compartilhar com a sociedade um pouco do que é vivenciado nas escolas municipais por nossos alunos. Com o ‘Mais Educação’, ofertamos aos estudantes a oportunidade de desenvolverem novas competências e habilidades. Vocês puderam apreciar, hoje, parte desse resultado”, externou a gestora, ao mencionar que a Mostra só foi um sucesso porque contou com a colaboração e o empenho de toda a comunidade (monitores, coordenadores pedagógicos, diretores, professores, alunos e pais de alunos).

A aluna Lauanda Carolina Rodrigues, 12 anos, da Escola João Prudêncio de Brito, participou encenando a música “Pérola Negra”, uma das mais bem aplaudidas pelo público. “É a primeira vez em que eu me apresento fora da escola. Pelos aplausos, significa que as pessoas gostaram e que aprendemos direitinho”, declarou, entusiasmada. Além da dança, Lauanda participa de aulas de teatro, leitura e interpretação de texto e suas notas têm melhorado bastante depois que passou a fazer parte do Programa Mais Educação.

Quem foi ao shopping com o objetivo de fazer compras e passou pelo local das apresentações dificilmente não parou para prestigiar. Ana Lúcia da Silva Gomes e o marido chegaram ao início das apresentações e só foram embora quando a última escola se apresentou. “Adorei cada uma das apresentações, foi uma mais bonita que a outra. Ficou aquele gostinho de quero mais. Espero que, em breve, haja outras”, elogiou.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA

Implantado em Parauapebas no ano de 2011, com a adesão de apenas três escolas municipais, atualmente o “Mais Educação” está presente em 37 escolas de ensino fundamental, sendo 26 urbanas, oito rurais e três indígenas. Ao todo, são atendidos mais de 4 mil alunos nas seguintes atividades: capoeira, karatê, dança, violão, flauta, orientação de estudos, leitura, horta escolar, esporte, xadrez, rádio, teatro e cineclube.

Para Auricélia Barros, coordenadora do programa no município, um dos fatores que têm gerado a ampliação do Mais Educação em Parauapebas é justamente a busca dos pais em incluir seus filhos nas atividades. “Como o programa aumenta o tempo de permanência dos alunos na escola e, consequentemente, melhora o desempenho escolar desses alunos, os pais têm buscado cada vez mais matricular seus filhos nas atividades, o que gera aumento significativo na quantidade de alunos atendidos de um ano para o outro”, destaca a coordenadora.