ALUNOS DO CAMPO APRESENTAM BELA EXPOSIÇÃO DE ARTES NA PREFEITURA

publicado: 26/11/2018 19h13

Mostra vai até amanhã, 27, e vale a pena conferir mais de 80 telas inspiradas em artistas como Tarsila do Amaral e Gonçalves Dias

Revelação de grandes talentos e valorização da educação do campo. Assim está sendo reconhecida a exposição denominada “1° Estande Cultural de Artes das Escolas do Campo”, que teve início na manhã de sexta-feira, 23, no hall de entrada da Prefeitura de Parauapebas.

A mostra que traz o tema “Cultura e Arte” é composta por mais de 80 telas produzidas por alunos de nove escolas campesinas da rede municipal de ensino. As obras de arte são inspiradas em artistas como Tarsila do Amaral (Escola Santa Tereza), Cícero Dias (Escola 18 de Outubro), Francisco de Assis Borges (Gonçalves Dias), entre outros. Ainda tem as obras de autoria dos próprios alunos, nas quais buscam retratar suas realidades: o espaço e o homem do campo.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) objetiva estimular a livre expressão e valorizar as produções artísticas dos educandos. Durante a cerimônia de abertura do evento, o secretário de Educação, Raimundo Neto, falou da beleza das obras e ressaltou a relevância do evento.

“Esse é o resultado de um belíssimo trabalho realizado em sala de aula com os alunos, que objetiva incentivar e revelar dons artísticos, para que os educandos se voltem para o caminho da arte e da cultura. É uma alegria vê quadros lindos como estes, que mostram o cotidiano da vida das pessoas que moram no campo”, disse Neto.

O resultado do trabalho artístico desenvolvido nas escolas foi tão expressivo e significativo que a grande maioria delas já realizou suas mostras nas próprias comunidades em que estão inseridas, como a Escola Santa Tereza. “O projeto interdisciplinar envolveu toda a comunidade escolar interna. Foi algo amplo e prazeroso, os estudantes aprenderam brincando”, relatou a professora Noranei Maia Brito.

Melissa dos Santos Lima, 15 anos, preparou telas inspiradas em Tarsila do Amaral. “Aprendemos muito sobre arte, preparamos tudo com muito cuidado e carinho e esta é uma oportunidade maravilhosa de mostrarmos por meio de peças tão bonitas um pouco do que temos de bom no campo e também parte do nosso talento”.

Segundo o diretor das Escolas do Campo, Francisco Serrano, a proposta elaborada pelos técnicos pedagógicos do Setor de Educação do Campo, foi muito bem aceita e desenvolvida pelas escolas; e os frutos do trabalho estão sendo colhidos. “É uma grande satisfação para nossa equipe observar tudo isso porque aqui estão evidenciados a capacidade e o talento dos alunos do campo. Esse trabalho é a valorização deles. É muito bom vê a satisfação nos olhos deles e das pessoas que vieram prestigiar o evento”, avaliou o diretor.

DESTAQUE

Todos os professores de arte que fizeram parte do projeto foram homenageados durante a cerimônia de abertura da exposição, contudo uma professora, Maria da Conceição Carneiro Ferraz, da Escola Crescendo na Prática, recebeu o título de professora destaque por seu empenho e dedicação. “Nós usamos o próprio campo como inspiração. Fizemos visitas aos espaços, observamos plantações, criações e eis aqui as representações, um belo trabalho de nossos alunos”, mencionou a educadora, agradecendo pelo reconhecimento.

Os técnicos da Educação do Campo Paulo Geovany Pereira, Ana Carolina Assis, Edson Farias e Jairo Pereira da Silva também mereceram destaque por estarem à frente da organização do evento.

OS VISITANTES

Dentro da programação do evento estão previstas as excursões de várias turmas de escolas da zona urbana para visitação do estande, incluindo as escolas: João Prudêncio, Chico Mendes, Cecília Meireles, Eduardo Angelim, Paulo Fonteles, Deyse Lorrane, Plácido de Castro e Novo Horizonte.

Logo na abertura estiveram presentes os pequenos Deyse Lorrane e os alunos de 6° ano da Escola Chico Mendes, onde leciona a professora Ananda Kiaia, para quem a apreciação se faz necessária para desenvolver o gosto pela arte. “Quanto mais arte, mais abrangente é o apanhado cultural das crianças. A gente trabalha contextualização em sala de aula. Não queremos que a arte seja uma coisa que vem de fora, que só quem estuda na Europa sabe. Tudo o que está a nossa volta é arte e os alunos conseguem perceber isso”.

Para quem é amante da arte ou busca conhecer um pouco mais sobre o assunto vale a pena conhecer as produções dos alunos. A mostra fica aberta ao públic até amanhã, 27, de 8h às 14h.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso