Alunos de escola pública participam de ação do Maio Amarelo

publicado: 12/05/2016 14h01

Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Faruk Salmen assistiram nesta segunda-feira (09), à peça teatral ‘Boa e Má Conduta no Trânsito’. A apresentação lúdica, realizada pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que ocorre durante todo o mês.

Na apresentação, as consciências boa e ruim tentam influenciar as atitudes que um condutor deveria ter no trânsito. João, personagem principal, comete uma série de irregularidades, mas logo se arrepende de suas irresponsabilidades e promete ser um bom motorista.

“Conseguimos aprender várias lições, como devemos usar os equipamentos de segurança, como por exemplo, o cinto ou o capacete. Todo conteúdo abordado é muito válido”, disse a estudante do 7º ano, Beatriz Batista dos Santos, de 13 anos.

Para a coordenadora da escola, Elizângela Pereira, é muito bom trabalhar de forma dinâmica com os alunos, pois eles conseguem absorver mais as informações e também se concentram nas encenações. “O NET traz a parte lúdica, que chama atenção dos estudantes e eles conseguem absorver com mais facilidade a mensagem, além de promoverem a integração entre plateia e atores”, relata Elizângela.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), aderiu ao Movimento Maio Amarelo. O tema abordado esse ano é “Dê preferência à vida”.

As ações ocorrerão em toda a cidade com palestras, blitz, Dia da Gentileza no Trânsito, passeio ciclístico e apresentação de peças teatrais para diferentes públicos. “Temos peças teatrais para todas as idades, além de palestras com conteúdos diferenciados, bem como outras ações de sensibilização que interagem com a comunidade. A intenção é que todos sejam multiplicadores da boa conduta, para que possamos ter um trânsito mais seguro”, finaliza o coordenador do NET, Milton Lima.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP