ALUNOS DE 55 ESCOLAS DE PARAUAPEBAS ENFRENTAM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

publicado: 19/09/2017 14h33

Durante a tarde do último sábado, 16, centenas de alunos dos ciclos finais e ensino médio da rede de ensino de Parauapebas participaram da 2ª fase da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova foi realizada em três escolas polos: Chico Mendes, Carlos Henrique e Paulo Fonteles.

A disputa que vem difundindo e estimulando o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País envolve alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos do ensino médio das escolas públicas e pela primeira vez incluiu também estudantes das escolas particulares.

Nesta edição, 55 unidades educacionais de Parauapebas participaram da competição, dentre as quais 27 escolas municipais, 12 estaduais e três particulares, além dos centros de ensino da educação de jovens e adultos e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Na escola Chicos Mendes, cerca de 200 alunos de 18 unidades educacionais realizaram a prova, como Esthefanny Sousa Farias, 15 anos, do 9º ano. Em 2016, ela participou pela primeira vez da Obmep, mas não obteve resultado satisfatório. Contudo, nesta edição a aluna garante ter encarado o desafio com mais dedicação.

“Eu me decepcionei com meu desempenho ano passado e este ano resolvi me dedicar mais cedo. Estudei muito, participei dos intensivos realizados pela escola e reservei de três a quatro horas diárias para me dedicar à matemática. Tirei uma boa nota na primeira fase e acredito que o resultado final será melhor ainda”, prevê a confiante Esthefanny.

Dentre os participantes das escolas municipais, encontravam-se 23 alunos Xikrins, que participaram pela terceira vez da olimpíada. Segundo o professor de matemática da Escola Bep-Karoti Xikrin (aldeia Cateté), Alessandro Freires Rodrigues, a expectativa em relação à competição é grande. “Na primeira fase tivemos alunos que acertaram mais de 60% da prova. Na certa, estes alunos vão conseguir se destacar nesta fase também”, anseia o educador.

Pedro Lucas Baia da Paixão, 14 anos, é um dos representantes das instituições particulares. O estudante do 9º ano faz parte do quadro de discentes do Colégio Pitágoras. É campeão da Maratona de Conhecimento (regiões Norte e Nordeste) da rede de ensino e espera realizar feito semelhante na avaliação. “Gosto muito da disciplina e me dediquei bastante. Espero obter uma boa colocação”, diz ele.

RESULTADO FINAL

O resultado final da olimpíada será anunciado dia 22 de novembro no site da competição. Já as cerimônias de premiação, em que serão distribuídas 6.825 medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas em todo o País, somente irão ocorrer em 2018. E não apenas os alunos serão reconhecidos. Professores, escolas e secretarias de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase.

Na avaliação de Pedro Botelho Neto, coordenador de matemática dos 3º e 4º ciclos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos estavam muito bem preparados para a competição. “Devido ao grande empenho dos professores e a realização de todo um trabalho voltado especificamente para a avaliação, inclusive com aulas extras, o nível dos alunos este ano está muito bom e a expectativa é de que superemos o número de medalhas da edição anterior e alcancemos o tão sonhado ouro”.

Em 2016, 12ª edição da Obmep, Parauapebas conquistou oito medalhas – uma de prata e sete de bronze – e 41 menções honrosas.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP