Alunos da rede pública fazem avaliação do SisPAE

publicado: 19/11/2015 18h15

Mais de 25 mil alunos de 53 escolas da rede pública de ensino de Parauapebas participaram nesta quarta-feira e quinta-feira (18 e 19) da avaliação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE). Destes, mais de 14 mil alunos são da rede municipal de ensino (estudantes do 2º e 4º ciclos) e 11 mil da rede estadual.

Realizado anualmente desde 2013, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o SisPAE serve como instrumento estratégico para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual sobre a assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.

A avaliação é realizada por meio da aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática e do preenchimento de questionário, que reúne informações sobre a prática pedagógica da escola, o processo metodológico do processo ensino-aprendizagem e a proficiência dos estudantes.

Segundo Valdelice Cardoso Trés, técnica de referência do SisPAE no município, houve preparação para realizar a avaliação. “Participamos de treinamento em Marabá, fizemos reuniões com gestores das escolas e supervisores, técnicos dos setores dos ciclos iniciais e ciclos finais e passamos as orientações. Além disso, contamos com os manuais do técnico de referência, do supervisor e do aplicador. São materiais que contém todas as explicações para a aplicação correta da avaliação”, esclarece.

O resultado da avaliação está previsto para ser divulgado no 1º semestre de 2016. “Aderimos ao SisPAE em 2014. Por ser o nosso primeiro ano, não estávamos tão bem preparados e, ainda assim, recebemos quatro certificações. Este ano, já estamos mais sensibilizados para a avaliação e esperamos um ótimo resultado”, destaca a técnica.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, Rosineide Pires, está acompanhando a aplicação das avaliações em sua unidade educacional. Segundo ela, tudo está ocorreu dentro do esperado. “Já aplicamos as provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 4º ciclo, e a de português para os alunos do 2º ciclo. Tudo transcorreu conforme o planejado, de forma tranquila e organizada”, afirma a gestora.

Cerca de um milhão de estudantes de toda a rede pública estadual e alunos de escolas municipais de 141 municípios realizarão o exame.

RESULTADOS 2014

Na avaliação realizada pelo SisPAE em 2014, o município de Parauapebas recebeu quatro certificações. Ficou em primeiro lugar na categoria “Resultados”, referente aos resultados de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental; em segundo lugar no bom desempenho da aprendizagem dos alunos do 9º ano, também do ensino fundamental; e na categoria “Cobertura”, alusiva ao maior percentual de alunos avaliados, foram certificadas as escolas Jorge Amado (zona rural, da Apa do Gelado) e a Monteiro Lobato (vila Paulo Fonteles).

Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação | Semed