Alunos da rede pública de educação aprendem sobre empreendedorismo

publicado: 09/12/2020 10h55

Integrando as ações do Programa Cidade Empreendedora, implantado em Parauapebas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Sebrae, foi realizada na quinta-feira, 3, a entrega de cadernos do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp).

Os alunos das turmas de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso foram contemplados e terão a oportunidade de entender um pouco mais dos conceitos básicos de empreendedorismo. “Fiquei entusiasmado, quero ser um visionário e creio que esse curso vai me ajudar”, disse o aluno Bruno Reis.

“Infelizmente em função da pandemia não foi possível realizar o curso presencial, como de costume. Mas, a metodologia foi ajustada e o caderno será utilizado pelos alunos para registro do aprendizado e das suas experiências. Os professores também terão a oportunidade de participar de capacitação online e assim estarão preparados para orientar seus alunos”, explicou Suzi Rego, gerente do Sebrae Parauapebas.

Antônia Glaci, diretora da escola, disse que foram recebidos 210 cadernos conforme a quantidade de alunos do 9° ano, “entregamos para 30 e os demais virão pegar na escola. Por conta da pandemia fizemos assim. Mas, por meio do grupo de whatsapp todos receberão as orientações”, informou a diretora.

“O projeto trata de um conteúdo que veio despertar nos nossos alunos o sentido de empreender, trouxe como tema Novas Ideias, Grandes Negócios. Conforme o nosso parceiro Sebrae, o objetivo é dar continuidade no próximo ano também nos outros anos do ciclo, com temas que foquem no desenvolvimento de mudanças de atitudes no sentido da economia”, acrescentou a diretora.

Sobre o Jepp

“A educação empreendedora é uma proposta do Sebrae, que objetiva incentivar alunos do ensino fundamental a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, destacou Ana Suzi.

O Jepp é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do Jepp para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Cursos do Jepp

O Jepp é composto por nove cursos voltados aos alunos do ensino fundamental: 1º ano – O mundo das ervas aromáticas; 2º ano – Temperos naturais; 3º ano – Oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – Locadora de produtos; 5º ano – Sabores de cores; 6º ano – Ecopapelaria; 7º ano – Artesanato sustentável; 8º ano – Empreendedorismo social; 9º ano – Novas ideias, grandes negócios.

Sobre o Cidade Empreendedora em Parauapebas

Parauapebas aderiu em 2019 ao Programa Cidade Empreededora que teve sua implantação iniciada em dezembro do ano passado. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) é a responsável por fazer a ponte entre os consultores do Sebrae e a prefeitura, ao longo da implantação do programa, que prevê soluções para fortalecer o empreendedorismo local.

Texto: Karine Gomes/Sebrae

Foto: Órion Lima