Prefeitura realiza o dia “D” de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti

publicado: 20/12/2019 13h50

Para mobilizar a população e garantir o combate de novos focos do mosquito Aedesaegypti, a Prefeitura de Parauapebas desenvolve a Campanha “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”. Na quinta-feira, 19, foi realizada mais uma ação de conscientizaçãoacerca das doenças provocadas pelo mosquito.

Uma caminhada comagentes de endemias e a agentes comunitários de saúde no bairro Betânia chamouatenção dos moradores para a importância da prevenção.  A campanha reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e seus familiares contra o Aedes, responsável pela transmissão de três doenças: dengue, zika e chikungunya.

“A campanha ocorre o ano inteiro, com maior foco no período chuvoso, maior atenção e intensificação dos esforços para não deixar o mosquito nascer. Hoje, o bairro Betânia tem o maior índice de infestação do mosquito. Então, é importante que a população fique sempre alerta, tirando apenas 10 minutos do dia para fazer sua parte e proteger sua casa contra o Aedes” explica Michele Ferreira,  diretora de Vigilância em Saúde.

Para o coordenador de Vigilância Ambiental e Endemias, Carlos Damasceno, a união do poder público com a população na guerra contra o mosquito é fundamental.  “Nessa guerra contra o mosquito, é essencial a ajuda de todos. E a caminhada é para conscientizar a população sobre o papel que lhe cabe na prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito, que já fez muitas vítimas por todo o país”, destaca.

Moradora do Betânia, Elisângela dos Santos, disse que campanhas como essa mostram que o governo se preocupa com a prevenção dessas doenças. “Muito bom ver o investimento do poder público na saúde da população, campanha como essa é fundamental porque faz bem para toda a comunidade”, destacou a moradora.

Texto: Nívea Lima com colaboração de Liliane Diniz

Foto: Nívea Lima