Alunos da rede municipal participam de circuito cultural na FAP

publicado: 06/09/2019 20h16

Durante três dias (4, 5, e 6 de setembro), dezenas de estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas tiveram uma aula diferenciada nas dependências do Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto. Eles participaram do Circuito Cultural da 15ª edição da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

Durante a visita, os estudantes das escolas Novo Horizonte, Pequeno Príncipe, Sorriso de Criança e Turma da Mônica fizeram “tour” pelo local, conhecendo a Feira da Agricultura Familiar, o estande do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as baias de animais.

“As crianças amam fazer aulas externas. Elas são multiplicadoras de informações e tudo o que vivenciaram aqui vão compartilhar em casa e com outros coleguinhas”, afirma a coordenadora da Escola Sorriso de Criança.

A pequena Maria Fernanda Lopes, 5 anos, ficou encantada com os animais. Chegou a tocar em alguns. “São lindos. Gostei do boi, do carneiro, do parque todo”, elogiou, enquanto saboreava um delicioso lanche servido ao final do passeio. A aluna também levou para casa alguns ingressos para voltar com a família e brincar no parque de diversão, além de uma lição valiosa que aprendeu no estande do ICMBio: “A gente tem de proteger mais os animais”.

Segundo o secretário de Educação, Luiz Vieira, que também esteve presente durante uma das visitas, a educação municipal tem desenvolvido vários projetos e buscado parcerias para garantir uma educação mais viva e eficaz. “É importante o que o circuito cultural está proporcionando a essas crianças: conhecimento prático e felicidade. Essa experiência vai construir uma memória afetiva intensa que vai ser levada para o resto da vida delas”, afirma o gestor, mencionando que “é maravilhosa a energia recebida dos pequenos”.

Vale destacar que o Circuito Cultural foi retomado depois de ficar fora das atividades da FAP por quatro anos consecutivos. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz), João Barreto, a parceria firmada entre a instituição e a prefeitura está cada vez mais sólida e proporciona aumento de atividades durante a Feira.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Felipe Borges

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/SETEMBRO/VISITA_FAP Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}