Alunos da rede municipal de Parauapebas são campeões nacionais da Copa Brasil de Matemática

publicado: 16/12/2019 12h13

Alunos da EMEF Luiz Magno de Araújo fizeram bonito na Copa Brasil de Matemática 2019 e conquistaram o primeiro lugar geral na competição. Este ano, três escolas conquistaram o primeiro lugar nacional dentro da categoria de até cem alunos inscritos.  A 5ª Copa Brasil de Matemática é uma iniciativa da Mangahigh e tem por objetivo levar aos alunos e às escolas brasileiras, tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da disciplina.

Dentro da plataforma da Mangahigh, os professores escolhem tarefas gamificadas em matemática com propostas aprovadas dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Foram jogos, quizzes e tarefas que movimentaram todos os alunos durante a competição, que em Parauapebas contou a supervisão do professor de Matemática Cláudio Lima.

O diretor da escola Luiz Magno de Araújo, Eduardo Dias, comemorou o desempenho dos alunos. “Para nós foi um momento de muita festa e alegria. Eles vibraram muito e estavam ansiosos esperando esses resultados. Sem dúvidas, foi uma oportunidade de aprender matemática, por meio de uma nova metodologia de ensino aliada ao entretenimento. Isso é fantástico para nossos alunos”, destaca o diretor.

“É um trabalho coletivo de uma turma que acredita na força da educação que atua. Temos uma equipe com os melhores professores que não medem esforços pra fazer sempre mais pela educação em nosso município. Esse é um momento de grande orgulho para nossa cidade. Somos destaques nacional de uma competição de matemática”, ressalta o professor Luiz Vieira, secretário  de Educação (Semed). 

Nesta segunda-feira, 16, a Escola Luiz Magno recebeu o troféu oficial de campeã da 5ª Copa Brasil de Matemática e 72 alunos foram premiados, individualmente (14 medalhas de outro, 4 de prata, 16 de bronze e 38 menções honrosas.

A Copa Brasil de Matemática

É promovida pela Mangahigh, empresa britânica líder mundial no desenvolvimento de tecnologias adaptativas e recursos gamificados. Um dos objetivos da empresa é promover um maior engajamento e um aprendizado personalizado para os alunos do Século XXI. A competição é aberta a todas as escolas brasileiras da Educação Básica (Ensinos Fundamental 1, Fundamental 2 e Médio). As unidades que conquistam o primeiro lugar têm como premiação um “vale-compras” no valor de R$ 2.500,00 para ser usado na loja virtual da Amazon.

Texto: Amparo Borges

Foto: Arquivo Semed

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP