ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO PREPARADOS PARA INGRESSAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

publicado: 15/12/2017 17h15

Tema de muitas pesquisas e preocupação de muitos estudiosos, pedagogos e pais, a transição dos alunos da educação infantil para ensino fundamental tem sido levada a sério na rede municipal de ensino de Parauapebas.

Desde o início do ano letivo e de forma mais acentuada no mês de dezembro, as crianças do infantil V, último ano da pré-escola, de todas as 19 escolas de educação infantil, estão passando por uma espécie de preparação para essa nova fase de sua escolarização.

Segundo a coordenadora técnica da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sandra Veras de Souza, a transição de uma etapa de ensino para a outra sempre envolve muitos fatores: um novo ambiente, novos colegas, professores, uma nova concepção de ensino. Assim, a mudança do ensino infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, se não ocorrer de forma correta, pode ser difícil para alguns alunos e até impedir o avanço em relação à aprendizagem.

“A educação infantil e o ensino fundamental possuem concepções de ensino diferentes. Na educação infantil, a atividade principal é a brincadeira, todas as atividades são pedagógicas, inclusive a alimentação; tem auxiliares de turma, a organização das salas e mobílias são diferentes; há um cuidado maior, porque a criança ainda não possui autonomia. Já a atividade principal da criança no fundamental é o estudo”, descreve Sandra.

Ainda segundo a coordenadora, a preparação para o ingresso dos estudantes na etapa seguinte ocorre com rodas de conversas, ocasião em que é explicada a necessidade e como vai ocorrer a mudança, sobre as diferenças em relação ao ensino; e, por último, são realizadas as visitas aos novos espaços onde o aluno irá estudar.

AS VISITAS

Na quarta-feira, 13, os alunos da escola de educação infantil Comecinho de Vida visitaram sua futura escola: Carlos Drummond de Andrade. Eles foram acolhidos de forma calorosa pela equipe da escola, que deu as boas-vindas com muita música, apresentações e brincadeiras e a mostra dos espaços da instituição. Durante a visita, dava para perceber no olhar dos pequenos aquele ar de surpresa e interrogações.

Anne Ketely Aguiar, 6 anos, mostrava-se animada em conhecer a escola onde irá frequentar em 2018, portanto, pelo seu contentamento tudo indica que terá transição tranquila. “Estou feliz aqui. Tem muita coisa bonita, já conheci a diretora e os professores”, comentou a empolgada Anne. Quando frequentar a escola Carlos Drummond, a criança irá dividir o espaço com alunos de 6 a 14 anos (1º ao 9º ano do fundamental).

Poliana dos Santos Santana é coordenadora pedagógica da Escola Comecinho de Vida, e avalia que a recepção organizada pela escola que irá receber o aluno é de fundamental importância para o processo. “O acolhimento faz toda a diferença. Se essas crianças que vieram aqui hoje ainda tinham algum medo, receio, isso foi eliminado”, garantiu a educadora, elogiando a forma em que foram recebidos.

Na educação infantil, também é tomado cuidado semelhante quando a escola vai receber o aluno que está iniciando sua vida escolar e na transição dentro da mesma escola, quando o aluno muda de série.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP