ALUNOS-ATLETAS DE NOVE MUNICÍPIOS DISPUTAM JEPS EM PARAUAPEBAS

publicado: 29/05/2018 13h04

Abertura foi nesta quarta-feira, 23, e disputas seguem até domingo, 27

A noite de quarta-feira, 23, foi marcada pela abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), seletiva para a etapa estadual, que este ano comemora sua 60ª edição. Realizado no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas, o evento reuniu centenas de alunos-atletas de nove municípios da região: Marabá, Rondon do Pará, Jacundá, Canaã dos Carajás, Pacajá, Nova Ipixuna, São Geraldo do Araguaia e Bom Jesus do Tocantins, além de Parauapebas, anfitrião dos Jeps.

Participaram da cerimônia de abertura os secretários de Educação, Raimundo Neto; de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz; e de Assistência Social, Jorge Guerreiro; a diretora geral dos Jeps, Ana Glória Guerreiro; o diretor da 21ª Unidade Regional de Educação (URE), José Sena da Silva, entre outras autoridades. E ainda parcela significativa da comunidade estudantil.

Os Jeps oferecem as modalidades basquete, futsal, vôlei e handebol, nas categorias “A” e “B”). As disputas vão de hoje, 24, a domingo, 27, no Poliesportivo e na quadra das escolas Cecília Meireles e Chico Mendes. Os campeões vão participar da etapa estadual, que ocorrerá em junho, na capital paraense, Belém.

“Estamos festejando os 60 anos dos Jeps e Parauapebas está participando desse momento único do esporte educacional. Só temos a agradecer ao prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, que conseguiu realizar esta etapa na região”, destacou Ana Guerreiro.

ESPORTE E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

Na ocasião, o secretário de Educação expôs o quanto o esporte contribui para a formação integral dos alunos. “O esporte ajuda a construir valores, como disciplina, respeito, colaboração, e a desenvolver várias habilidades. Temos incentivado constantemente a prática esportiva. Os Jips (Jogos Interescolares de Parauapebas), por exemplo, fazem parte do calendário escolar”, assinalou Raimundo Neto.

O secretário de Esporte comemorou a realização dos Jeps e reforçou sobre a contribuição valiosa do esporte para a vida dos jovens. “Vivenciamos, hoje, um momento esperado por todos os nossos atletas. Eles estão eufóricos e ansiosos por participar. O esporte contribui não só no desenvolvimento físico da atleta, mas também na formação cidadã”, observou Laoreci Diniz.

Gustavo da Silva Soares é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Angelim. O brilho no olhar do jovem transparece o quanto ele está feliz em fazer parte do time de futsal que representará Parauapebas nos jogos. “Faço parte de um time dedicado e esforçado. Nossa meta é representar a cidade na etapa estadual e quem sabe na nacional”, almeja o atleta.

Os Jeps são uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio de sua Secretaria Adjunta de Ensino, Núcleo de Esporte e Lazer, com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por intermédio das secretarias de Educação (Semed) e Esporte e Lazer (Semel).

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira e Messania Cardoso