Aluno da Escola de Música Waldemar Henrique é destaque em concurso nacional de Violão

publicado: 25/11/2015 17h01

Carlos Eduardo Sousa Silva Aguiar, 12 anos, aluno da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique de Parauapebas foi destaque no XXVI Concurso de Violão Souza Lima, que aconteceu este mês, em São Paulo.

O concurso, organizado pela Faculdade e Conservatório Musical Souza Lima, é um dos mais tradicionais do país e tem como foco crianças e adolescentes, possibilitando o incentivo a alunos de diferentes idades e o trabalho dos professores de iniciação.

Entre os vários competidores, Carlos Eduardo não só marcou presença, como conquistou o 2º lugar de violão erudito, com um repertório composto por quatro músicas. “A escolha do repertório foi o diferencial. Escolhemos músicas brasileiras e que foram muito bem executadas”, conta Gean Aguiar, pai e professor de Carlos Eduardo na escola de música, assumindo que sua emoção foi “dobrada”, para um resultado expressivo e primeiro título nacional conquistado por aluno da Waldemar.

Pela vontade de Carlos Eduardo, os desafios em sua carreira musical continuam. “Meu objetivo é voltar na próxima edição do concurso e conquistar o primeiro lugar”, disse o garoto que há três anos se dedica às aulas de violão.
“Esta não é apenas uma conquista pessoal de Carlos Eduardo, mas representa uma conquista para a cultura de nossa cidade”, disse a secretária de Cultura de Parauapebas, Valdira Soares Gonçalves.

Escola
Mantida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e direcionada a crianças e jovens de 8 a 18 anos, a proposta da Escola Waldemar Henrique é habilitar alunos no aprendizado em canto e instrumentais como Violino, Sopro, Violão Erudito, Violão Popular, Teclado, Piano, Canto e Bateria.

Hoje, a escola conta 300 alunos e corpo docente formado por oito professores com formação técnica e superior.

O curso, com duração de 3 anos, é gratuito e ministrado duas vezes por semana com aplicação de conteúdo teórico e prático.

As seleções para novos alunos acontecem sempre em janeiro, quando participam de um processo seletivo com aplicação de provas e testes orais para verificar a vocação e aptidão para a música. Só em 2015, foram mais de 720 inscritos para 180 novas vagas.

As aulas acontecem na sede da Escola de Música, localizada na Rua E, antiga Câmara de Vereadores, Cidade Nova. Telefone: (94) 3346-1358.

Lisane Bitencourt
Assessoria de Comunicação | PMP