Aluna do projeto “Andar entre Livros” foi a campeão do concurso Repórter Mirim

publicado: 23/08/2019 17h33

Com o projeto “Andar entre Livros”, Cibele Alves, da Escola Paulo Fonteles de Lima, finalizou com 43,3 pontos e foi a 1ª colocada do concurso Repórter Mirim, realizado pela Prefeitura de Parauapebas. A grande final com premiação ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 22, com a presença de estudantes da rede municipal de ensino, imprensa, familiares e amigos das quatro finalistas, que lotaram o auditório da administração municipal com torcida organizada. A programação contou ainda com a participação musical da aluna Ana Isabelle Feitosa.

Processo de Seleção

Os diretores receberam o regulamento e fizeram as inscrições (vídeos e ficha com descrição do projeto) dos alunos, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), até o dia 4 de julho. O material foi avaliado dia 5 de julho por uma comissão de jornalistas da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e Semed, de acordo com os critérios: “relevância do projeto” e “desenvoltura o aluno”. A produção das reportagens foi feita nas escolas dias 7 e 8 de agosto.

As finalistas visitaram a Rede Brasil Amazônia de Televisão (RBATV) e fizeram uma reportagem que foi exibida no programa Barra Pesada da emissora, na semana posterior ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. Com o tema “O que eu mais gosto na minha escola”, o concurso estimulou o desenvolvimento de novas habilidades, criatividade e iniciativa dos estudantes da rede municipal de ensino, bem como os aproximou do mundo do jornalismo, além de valorizar e divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

Final

Os jurados votaram, observando os critérios: “relevância do projeto” e “desenvoltura do aluno”. “É uma iniciativa belíssima, principalmente por ressaltar a importância da educação. É maravilhoso ver crianças e adolescentes tão bem desenvolvidos em relação à leitura, à fala e aprendendo uma profissão tão nobre quanto a nossa. Estudar é o futuro e eles precisam desse amor, dessa paixão e foi isso que a gente viu aqui hoje”, avaliou a jornalista Camila Ferreira, que compôs o corpo de jurados com mais três profissionais da imprensa local.

A primeira colocada do concurso Repórter Mirim, Cibele Alves, falou sobre a experiência. “Muito interessante porque [o jornalismo] é uma área muito abrangente e quando eu fui visitar, com as meninas, a RBA TV eu me emocionei e gostei muito”. Sobre o fato de ter sido campeã ela disse: “É gratificante principalmente pelo fato de estar representando o ensino público e pelo apoio das pessoas que estão ao meu lado”.

O secretário da Semed, Luiz Vieira, disse que o concurso superou as expectativas. “Superou em termo de emoção, produção, estou muito feliz de ver essa galera, essa juventude com esse brilho. Esse é o nosso presente, é o nosso futuro, é o combustível que nos incentiva. O sucesso foi tão grande que vamos incluir o concurso no calendário escolar”, disse.

O diretor geral da RBA TV, Rodolfo Augusto Ramos, surpreendeu o público e a campeã do concurso ao disponibilizar o espaço para a veiculação de uma matéria mensal da aluna, na emissora, até o final deste ano.

Resultado

Vitória de Jesus, da Escola João Evangelista, conquistou o 4º lugar com o tema “Educação Social Humanizadora” (35,9 pontos); o 3º lugar foi para Kesia de Sousa da Escola Eurides Santana, com o tema “Meu mundo, nosso espaço em transformação” e a segunda colocada foi Mayara da Silva, da Escola Novo Horizonte, com o tema “Construindo o Futuro/Protagonismo Juvenil e a Tecnologia Digital”.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Felipe Borges