ALTO BONITO ABRE AS PORTAS PARA MAIS 1.392 FAMÍLIAS

publicado: 09/07/2018 15h47

Quase dez mil pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com a entrega da fase 2 do empreendimento.

A mudança para o novo lar já começou

Lar Doce Lar. É a frase que retrata perfeitamente o sentimento de quem colocou os pés em cada um dos 1.392 apartamentos do Residencial Alto Bonito, cuja segunda fase foi entregue na última quinta-feira, 5, numa cerimônia festiva que reuniu autoridades e milhares de pessoas. Não era pra menos. Naquele momento, começou uma nova etapa de vida para quase dez mil pessoas, que viviam em situação de vulnerabilidade social e que agora têm um lar para chamar de seu.

O cronograma de mudança dos beneficiários da segunda fase foi iniciado no sábado, 7, dois dias após a cerimônia de entrega dos imóveis. A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) trabalha para que todos se mudem até o dia 13 deste mês. Para não tumultuar o processo, foi definido que a mudança será de quatro blocos por dia. Quem, por algum motivo, não puder se mudar neste mês poderá fazer isso a partir de 6 de agosto.

A entrega dos apartamentos contou com a presença do prefeito Darci Lermen e do vice, Sérgio Balduíno; do ex-ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Murilo Medeiros; do vice-governador do Pará, Zequinha Marinho; do secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior; e do presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Elias Ferreira, entre outras autoridades e gestores locais.

Soraia Portela, mãe de cinco filhos, visitou o apartamento que será sua nova casa juntamente com as autoridades presentes. Ela disse estar feliz com a conquista e fez agradecimentos. “Este é um momento muito esperado. Estou muito feliz, e graças a Deus hoje é um dia maravilhoso por pode receber minha casa. Só temos a agradecer a Deus e ao nosso prefeito Darci Lermen, nossos governantes e a todos que nos ajudaram”, disse ela.

Quem também recebeu as chaves de sua nova casa foi Faustina Pereira, 76 anos, que não conseguiu esconder a emoção. “Eu me sinto muito feliz porque tenho sofrido muito, pois já sou idosa e enfrentei muita coisa nesta vida, mas a felicidade de receber este apartamento mostra que fui recompensada e agradeço a Deus e à prefeitura municipal”, frisou a beneficiária.

MAIS PROJETOS HABITACIONAIS

O prefeito Darci Lermen ressaltou que as políticas habitacionais do governo municipal não param e ainda vão beneficiar milhares de famílias em breve. “Na habitação, nós temos um mundo de projetos como os lotes urbanizados, a retomada do Residencial Nova Carajás lX e estamos lutando para conseguir mais mil lotes do Programa Minha Casa Minha Vida. Então acho que Deus está nos abençoando grandemente, pois à medida que essas pessoas deixam de pagar aluguel podem empregar suas rendas em outras coisas e contribuem, inclusive, no desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.

O ex-ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, parabenizou os beneficiários, a Prefeitura de Parauapebas Darci Lermen por liderar outras conquistas. “Você foi o líder que fez com que o Brasil rediscutisse o quanto as grandes empresas mineradores têm que pagar às cidades onde é feita a extração mineral. E esta iniciativa foi muito importante para o desenvolvimento da cidade de Parauapebas”, observou ele.

O secretário municipal de Habitação, Cristhian Miranda, também parabenizou as famílias beneficiadas e agradeceu a contribuição do Conselho Municipal de Habitação. “Parabéns às famílias que estão aqui presentes e agradeço ao Conselho de Habitação que está junto conosco e contribuiu diretamente para que este trabalho tenha sido concluído”, reconheceu.

Ainda na cerimônia, o prefeito Darci Lermen anunciou que a entrega de dois mil lotes urbanizados está prevista para acontecer no mês de setembro. Também anunciou que o Governo Federal irá liberar aproximadamente R$ 1,5 milhão para a construção de estradas na zona rural.

PENDÊNCIAS

Apesar de o número de famílias contempladas chegarem a 1.392, até a data de entrega da segunda fase do Alto Bonito só havia sido concluído o processo com a Caixa Econômica de 1.092 unidades habitacionais, pois 300 beneficiários apresentaram vários impedimentos, como pendências documentais, denúncias de irregularidades ou ainda outros motivos previstos no programa Minha Cada Minha Vida.

No entanto, todas as 1.392 unidades são direcionadas às famílias aptas a receber o benefício da casa própria, o que totaliza com a primeira etapa do empreendimento 2,4 mil unidades habitacionais de interesse social, o que garante moradia digna para aproximadamente dez mil pessoas de Parauapebas.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Helder Messiah